Sobre asas de águia

Lições da Bíblia1

Israel esteve imerso no paganismo egípcio por longos e difíceis séculos, uma experiência que evidentemente obscureceu seu conhecimento de Deus, de Sua vontade e bondade.

Como o Senhor poderia recuperá-los para Si?

Primeiramente, Ele demonstrou a sinceridade de Seu amor por Israel mediante poderosos atos de libertação. Ele começou a atrair a nação a uma resposta de amor à Sua proposta de aliança. Deus primeiramente lembrou a nação dos atos de graça em seu favor no Sinai.

1. Quais dessas ilustrações descrevem a maneira pela qual o Senhor levou Israel do Egito para o Sinai? Êx 19:4; Dt 32:10-12; Dt 1:29-31; Os 11:1

Êx 19:4 (ARA)2: “Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.

Dt 32:10-12 (ARA)2: 10 Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos. 11 Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, 12 assim, só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.”

Dt 1:29-31 (ARA)2: “29 Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais. 30 O Senhor, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito, 31 como também no deserto, onde vistes que o Senhor, vosso Deus, nele vos levou, como um homem leva a seu filho, por todo o caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar.”

Os 11:1 (ARA)2: “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho.”

2. O que essas ilustrações ensinaram a Israel e a nós sobre a natureza da atitude de Deus em relação ao Seu povo?

A (  ) Que Ele cuidava de Seu povo com um pai cuida de seu filho.
B (   ) Que Ele tinha pocas expectativas para Israel.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

Essas ilustrações indicam que Deus conhece bem nosso desamparo. Leia o Salmo 103:13, 14 [“13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.”]. Nas figuras da águia e do pai que carrega seu filho, percebemos a preocupação de Deus com nosso bem-estar. Terno, apoiador, protetor, encorajador, Seu desejo é nos conduzir à plena maturidade.

“A águia era conhecida por sua devoção incomum aos seus filhotes. Também vivia no topo das montanhas. Ao ensinar suas crias a voar, ela as levava nas costas a grandes alturas sobre as planícies do Sinai, e então as soltava nas profundezas. Se a avezinha era ainda muito jovem e desnorteada para voar, a águia-mãe mergulhava por debaixo dela, tomava-a nas costas e voava de volta para o ninho nos penhascos acima. E foi assim, disse Deus, que ‘os tirei do Egito para Mim mesmo’” (George A. F. Knight, Theology of Narration [Teologia da Narração]; Grand Rapids, MI: William B. Eerdmans, 1976, p. 128).

Compare o interesse de Deus em nós com o nosso interesse pelos outros. Como Seu interesse por nós influencia nosso interesse pelas pessoas? Com base em sua experiência, quais ilustrações podem descrever o interesse altruísta de Deus por nós? Crie ilustrações a partir de suas experiências, de acordo com a cultura em que você vive. Compartilhe-as com a classe.

Domingo, 09 de maio de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s