Padrão de salvação

Lições da Bíblia1

“Portanto, diga aos filhos de Israel: ‘Eu sou o Senhor. Vou tirá-los dos trabalhos pesados no Egito, vou livrá-los da escravidão, vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo. Eu os tomarei por Meu povo e serei o seu Deus; e vocês saberão que Eu sou o Senhor, seu Deus, que os tiro dos trabalhos pesados no Egito’” (Êx 6:6, 7).

3. Com base nos versos acima, quais são as funções de Deus para com a humanidade na aliança? Concentre-se na frequência com que a palavra “Eu” aparece nesses versos.

O princípio de que Deus era o responsável pela libertação e cuidado do povo. Ele tomou a iniciativa de desenvolver a aliança.

A libertação de Israel da escravidão egípcia e o livramento de Noé e sua família do dilúvio são os dois eventos salvíficos de destaque nos escritos de Moisés. Ambos apresentam percepções sobre a ciência da salvação. Mas o êxodo especialmente apresenta o padrão básico.

Quando Deus disse a Israel, por meio de Moisés, “vou resgatar vocês” (Êx 6:6), Ele literalmente disse: “Eu agirei como o parente que resgata”, ou go’el.

“A palavra ‘resgatar’ no verso 6 [de Êxodo 6] se refere ao costume no qual um membro da família comprava de volta ou resgatava outro, especialmente quando esse membro estava em condição de escravidão por motivo de dívida, ou quando ainda estava em vias de entrar em escravidão. Aparentemente, Israel não tinha parente terrestre para resgatá-lo, mas agora Deus era parente de Israel, seu parente Redentor” (Bernard L. Ramm, His Way Out [Sua Saída]. Glendale, CA: Regal Books Division, G/L Publications, 1974, p. 50).

4. Como entender a ideia de “resgatar” ou comprar o povo da escravidão? Qual era o preço a pagar? O que isso revela sobre nosso valor? Mc 10:45; 1Tm 2:6; Ap 5:9

Mc 10:45 (ARA)2: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

1Tm 2:6 (ARA)2: “o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.”

Ap 5:9 (ARA)2: “e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

Em Êxodo 3:8, Deus disse que “desceu” para resgatar Israel. Esse é um verbo hebraico comum para designar a interação de Deus com a humanidade. O Senhor estava no Céu, e nós, na Terra. Somente quando Deus “desceu” à Terra Ele pôde nos resgatar. No sentido mais verdadeiro da ideia, somente quando Jesus desceu, viveu, sofreu, morreu e ressuscitou por nós, pudemos ser resgatados. “E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1:14) é outra maneira de dizer que Deus desceu para nos salvar.

Segunda-feira, 10 de maio de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s