A descendência de Abraão – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Textos de Ellen G. White: Profetas e Reis, p. 15-22 (“A vinha do Senhor”), p. 367-378 (“Esperança para os gentios”) e p. 703-721 (“A casa de Israel”).

“Deus não reconhece nenhuma distinção em matéria de nacionalidade ou classe social. Ele é o Criador de toda a humanidade. Pela criação, os seres humanos são membros de uma mesma família, e todos são um pela redenção. Cristo veio para demolir todo muro de separação, para abrir cada compartimento das cortes do templo, a fim de que cada pessoa pudesse ter livre acesso a Deus. Seu amor é tão amplo, tão profundo, tão pleno, que chega a todos os lugares. Esse amor tira da influência de Satanás os que foram iludidos por seus enganos, colocando-os dentro dos limites do trono de Deus, o trono circundado pelo arco-íris da promessa. Em Cristo ‘não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres’” (Gl 3:28, NTLH; Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 369, 370).

Leia 1 Pedro 2:9, 10 para descobrir os quatro títulos que Pedro aplicou à igreja. A maior parte desses títulos foi retirada de textos que se referem a Israel (Êx 19:6; Is 43:20). O que esses títulos enfatizam sobre o relacionamento da igreja com Deus? Exemplo: O título “geração eleita” enfatiza que Deus escolheu a igreja e tem um propósito específico para ela.

Perguntas para consideração

1. Os sacerdotes faziam sacrifícios de animais que apontavam para o Messias. Sendo um sacerdócio real, quais tipos de “sacrifícios” os membros da igreja devem fazer? (1Pe 2:5 [“também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”]2).

2. Deus separou Israel para ser uma nação santa, que deveria compartilhar a salvação com o mundo. É possível se separar do mundo e, ao mesmo tempo, compartilhar o evangelho com ele? A experiência de Israel e o exemplo de Jesus respondem a essa pergunta?

3. Deus sempre teve um remanescente (leia 1Rs 19, especialmente o verso 18 [“Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.”]2). Por que, às vezes, é mais fácil ser fiel em meio aos ímpios do que entre pessoas afastadas da igreja?

Resumo: O verdadeiro Israel (antes e depois da cruz) é o Israel da fé, que vive em um relacionamento espiritual e de aliança com Deus e atua como Seu representante.

Sexta-feira, 07 de maio de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s