O Israel espiritual

Lições da Bíblia1

Apesar das falhas de Israel, o Senhor não abandonou Seu plano de criar um povo para servi-Lo. No Antigo Testamento, é retratada a expectativa de que o Senhor criaria um Israel espiritual, um corpo de fiéis, judeus e gentios, que continuasse evangelizando. Chegamos à igreja primitiva.

Leia Gálatas 3:26-29 (ARA)2: “26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; 27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. 28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”

6. A qual promessa Paulo se referiu no verso 29?

A (   ) A promessa da conquista de Canaã.
B (   ) A promessa da vida eterna na Canaã celestial.

Resposta sugestiva. Alternativa B.

7. Que elemento principal torna uma pessoa herdeira dessas promessas? Gl 3:26 “[…] a fé em Cristo Jesus.”

8. Por que Paulo acabou com distinções de sexo, nacionalidade e status social? Porque, em Cristo, nenhuma distinção importa. Somos comprados por Seu sangue.

9. O que significa ser “um em Cristo”? Andar em unidade com Ele e com os fiéis.

10. Leia Romanos 4:16, 17. Como esses versos nos ajudam a entender Gálatas 3:26-29?

Romanos 4:16, 17 (ARA): “16 Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós, 17 como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.)”

Como filho de Abraão, Cristo Se tornou, em sentido especial, herdeiro das promessas da aliança. Mediante o batismo, adquirimos parentesco com Cristo e, por meio Dele, adquirimos o direito de participar das promessas feitas a Abraão. Portanto, tudo o que Deus prometeu a Abraão se encontra em Cristo, e as promessas se tornam nossas, não por motivo de nacionalidade, etnia ou sexo, mas pela graça, que Deus nos concede pela fé.

“A dádiva a Abraão e sua descendência incluirá não simplesmente a região de Canaã, mas a Terra toda. […] ‘Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé’ (Rm 4:13). E a Bíblia claramente ensina que as promessas feitas a Abraão devem se cumprir por meio de Cristo. […] Os crentes tornam-se herdeiros de ‘uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar’ (1Pe 1:4, ARC), ou seja, a Terra livre da maldição do pecado” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 170). Essa promessa será cumprida literalmente quando os santos viverem na nova Terra com Cristo para todo o sempre (Dn 7:27).

Quinta-feira, 06 de maio de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Um comentário sobre “O Israel espiritual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s