Ofertas e adoração

Lições da Bíblia1

A Bíblia não estabelece um programa para o culto de adoração. Mas parece que pelo menos quatro coisas estão presentes nos cultos de adoração. No NT, a lista inclui estudo/pregação, oração, música e dízimos e ofertas.

Três vezes por ano os homens (e famílias) de Israel deviam comparecer perante o Senhor em Jerusalém. “Não devem se apresentar de mãos vazias diante do Senhor” (Dt 16:16). Em outras palavras, parte da experiência de adoração era a devolução do dízimo e a entrega das ofertas. Era na Páscoa, no Pentecostes e na Festa dos Tabernáculos que os filhos de Deus traziam seus dízimos e ofertas. É difícil imaginar alguém chegando a essas festas de mãos vazias.

Para o antigo Israel, entregar seus dízimos e ofertas era uma parte central de sua experiência de adoração. O culto verdadeiro não é apenas expressar em palavras, cânticos e orações a gratidão a Deus, mas também demonstrar essa gratidão ao levar as ofertas à casa do Senhor. Os israelitas as levavam ao templo; nós as levamos à igreja aos sábados em um ato de adoração.

4. Leia 1 Crônicas 16:29; Salmo 96:8, 9; e 116:16-18. Como aplicamos os princípios expressos nesses textos bíblicos à nossa própria experiência de adoração?

1 Crônicas 16:29 (ARA)2: “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios; adorai o Senhor na beleza da sua santidade.

Salmo 96:8, 9 (ARA)2: “8 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios.Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras.

Salmo 116:16-18 (ARA)2: “16 Senhor, deveras sou teu servo, teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias. 17 Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor. 18 Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo,

Como filhos de Deus, encarregados da responsabilidade de administrar Seus negócios na Terra, é um privilégio, uma oportunidade e uma responsabilidade levar nossas ofertas. Se o Senhor nos deu filhos para criar para Ele, devemos compartilhar com eles a alegria de levar dízimos e ofertas para a Escola Sabatina e aos cultos da igreja. Em alguns lugares, pessoas devolvem o dízimo por meio de plataformas online ou outros meios. Seja como for, os dízimos e as ofertas fazem parte de nossa experiência de adoração a Deus.

Como tem sido sua experiência em relação ao papel da devolução dos dízimos e ofertas como parte da adoração? Como essa prática impacta seu relacionamento com Deus e seu testemunho aos outros?

Terça-feira, 24 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s