Um dízimo honesto e fiel

Lições da Bíblia1

8. Leia 1 Coríntios 4:1, 2. Como filhos de Deus e mordomos de Suas bênçãos, que tipo de pessoas devemos ser?

1 Coríntios 4:1, 2 (ARA)2: “1 Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.

O que significa ser fiel no dízimo? Nesta semana, revisamos vários aspectos da adoração por meio dos dízimos:

(1) A quantia indicada – um décimo, ou 10 por cento, de nossa renda ou lucro. (2) O local da entrega – a casa do Tesouro, o lugar de onde os ministros do evangelho são pagos. (3) O princípio – honrar a Deus com a primeira parte da nossa renda. (4) O propósito certo para a aplicação do dízimo – apoiar o ministério de evangelização.

A responsabilidade dos membros da igreja é defender os três primeiros aspectos; a responsabilidade dos administradores da casa do Tesouro é certificar-se de que os recursos do dízimo sejam usados de forma adequada.

O dízimo não é arbitrário da nossa parte. O dízimo e a casa do Tesouro são nossa responsabilidade. Não definimos os parâmetros; Deus o faz. Se eu não devolvo 10% do meu “lucro”, na verdade, não devolvo o dízimo; e, se eu não levo esses 10% para a “casa do Tesouro”, tampouco devolvo o dízimo.

9. Leia Mateus 25:19-21. Quando seremos chamados a prestar contas da nossa maneira de administrar o que é de Deus? O que será dito aos fiéis?

Mateus 25:19-21 (ARA)2: “19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

“Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro” (Ml 3:10) é a ordem de Deus. Não se apela para a gratidão ou generosidade. É uma questão de simples honestidade. O dízimo é do Senhor; e Ele nos ordena que Lhe devolvamos aquilo que é Seu” (Ellen G. White, Educação, p. 96, 97). Gerenciar para Deus é um privilégio único – e uma responsabilidade. Ele nos abençoa, nos sustenta e pede apenas um décimo, e então Ele usa Seu dízimo para prover os que estão no ministério, como fez para com a tribo de Levi durante a época do antigo Israel.

Alguns argumentam que não gostam de como o dinheiro do dízimo é empregado e, portanto, não devolvem o dízimo, ou enviam seu dinheiro para outro lugar. Será que Deus quis dizer isto: “Levem o dízimo à casa do Tesouro, mas somente se você tiver certeza de que ali ele será empregado corretamente”?

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s