Busquem primeiro o Reino de Deus

Lições da Bíblia1

Foi dito de Jesus que “a grande multidão O ouvia com prazer” (Mc 12:37). A maioria das pessoas nas grandes multidões que seguiam e ouviam Jesus eram pessoas comuns. Foram elas que se alimentaram na encosta da montanha e ouviram o Sermão do Monte. Jesus basicamente lhes disse: Eu sei que vocês estão preocupados em sustentar sua família. Vocês se preocupam com o alimento e a bebida de que necessitarão no dia a dia e com as roupas de que precisarão para se aquecer e se proteger. Mas Eu proponho o seguinte….

5. Leia Mateus 6:25-33. O que foi prometido, e o que as pessoas deveriam fazer para receber essas promessas?

Mateus 6:25-33 (ARA)2: “25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Muitas das promessas de Deus têm elementos de uma aliança bilateral. Ou seja, para receber a bênção, precisamos também cumprir nossa parte.

6. Leia Isaías 26:3. O que devemos fazer para ter a paz de Deus?

Isaías 26:3 (ARA)2: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.

7. Leia 1 João 1:9. O que Jesus faz se confessarmos nossos pecados?

1 João 1:9 (ARA)2: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

8. Leia 2 Crônicas 7:14. Quais são os “se” e “então” da proposta de Deus nessa passagem?

2 Crônicas 7:14 (ARA)2: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Todos esses versos e muitos outros tratam do importante fato de que, embora Deus seja soberano, embora seja nosso Criador e Sustentador, e ainda que a salvação seja um dom da graça e imerecido de nossa parte, temos um papel a desempenhar no drama do grande conflito. Usando o dom sagrado do livre-arbítrio, da livre escolha, devemos escolher seguir a orientação do Espírito Santo e obedecer ao que Deus nos chama a fazer. Embora o Senhor nos ofereça bênçãos e vida, podemos escolher a maldição e a morte. Não é de admirar que Deus diga: “Escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes” (Dt 30:19).

Quinta-feira, 12 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s