As últimas palavras de Jesus

Lições da Bíblia1

Jesus estava em Jerusalém, prestes a morrer. Segundo o evangelho de Mateus, o Mestre passou Seus últimos momentos antes da Páscoa contando parábolas a Seus discípulos, incluindo as parábolas sobre as dez virgens e sobre as ovelhas e os cabritos. Essas histórias se relacionam com a maneira pela qual devemos viver enquanto esperamos a volta de Cristo, daí sua relevância para o presente, com os sinais de Seu breve retorno ao nosso redor.

Na parábola das dez virgens (Mt 25:1-12), muitos comentaristas indicam que o óleo é um símbolo do Espírito Santo. Ellen G. White concordou com esse ponto de vista, mas também acrescentou que esse óleo simboliza o caráter, algo que ninguém pode adquirir por nós.

4. Leia a parábola. Em que aspectos o sentido da história muda, dependendo se você considera o óleo um símbolo do Espírito Santo ou símbolo do caráter? E quais são as implicações de cada percepção?

Espírito Santo: O azeite do Espírito é a fonte da luz.

Caráter: O azeite do caráter é a manifestação dos frutos que o Espírito produz em nós.

5. Leia a parábola das ovelhas e dos cabritos em Mateus 25:31-46. Quais são os critérios utilizados na separação deles?

Mateus 25:31-46 (ARA)2: “31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. 35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; 36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38 E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? 40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. 44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? 45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. 46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”

Observe que o rei separa as ovelhas e os cabritos com base em suas obras, seu caráter. Embora Jesus não ensinasse a salvação pelas obras, percebemos a importância do desenvolvimento do caráter no plano da salvação e como os salvos por Cristo refletirão essa salvação através de sua vida e de seu caráter.

Afirma-se que “caráter é o que a pessoa faz quando ninguém a está observando”. Que tipo de pessoa é você quando ninguém lhe observa? O que essa resposta lhe diz sobre as mudanças que precisa fazer?

Terça-feira, 19 de julho de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s