Os sábios

Lições da Bíblia1

Ontem vimos a importância do caráter para os que esperam a segunda vinda de Jesus. Hoje verificaremos de maneira mais específica a importância do caráter para os que estiverem vivos por ocasião da volta de Jesus.

6. Leia Daniel 12:1-10. Qual é o contexto? A que momento da história a passagem se refere? O que podemos concluir a partir desses versos sobre o caráter do povo de Deus durante esse tempo? Quais características lhe são atribuídas, em contraste com os maus? Veja também Apocalipse 22:11.

Daniel 12:1-10 (ARA)2: “1 Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. 2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. 3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará. 5 Então, eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um, de um lado do rio, o outro, do outro lado. 6 Um deles disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando se cumprirão estas maravilhas? 7 Ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu e jurou, por aquele que vive eternamente, que isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo. E, quando se acabar a destruição do poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão. 8 Eu ouvi, porém não entendi; então, eu disse: meu senhor, qual será o fim destas coisas? 9 Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim. 10 Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão.

Apocalipse 22:11 (ARA)2: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

Foi dito a Daniel que pouco antes da vinda de Jesus haverá um tempo de angústia como nunca houve em qualquer outra época da história. Em Daniel 12:3 e 10 há uma descrição dos justos e dos maus que viverão nesse tempo. Observe como os ímpios “continuarão na sua impiedade”, em contraste com os sábios que resplandecem, talvez porque tenham sido “purificados, limpos e provados” (Dn 12:3, 10) durante esse “tempo de angústia, como nunca houve, desde que existem nações até aquele tempo” (Dn 12:1). Os ímpios não compreendem esse momento, mas os justos são “sábios” e o compreendem.

Compreender o quê? Matemática, ciência, método histórico-crítico de interpretação da Bíblia? Provérbios diz que “O temor do Senhor é o princípio do saber” (Pv 1:7). Talvez, nesse contexto, os “sábios” sejam sábios porque têm uma compreensão dos acontecimentos finais, do tempo de angústia, na medida em que ele se desdobra. Eles não são pegos de surpresa, visto que estudam a Palavra. E, o mais importante, sabem o suficiente para permitir que esse período de dificuldades os purifique e refine; os maus, por outro lado, tornam-se mais obstinados em sua rebelião e continuam em sua impiedade.

O ponto crucial é que nessa passagem é descrito um povo que passa por um processo de refinação e purificação.

Embora Daniel 12 esteja no contexto dos últimos dias, que princípios contidos no texto nos ajudam a entender o processo de purificação e refinação para nós no presente?

Quarta-feira, 20 de julho de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s