Sacerdote sem pecado

Lições da Bíblia1

6. Leia Hebreus 7:26. Quais são as cinco características de Jesus nessa passagem?

Hebreus 7:26 (ARA)2: “Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus,

Jesus era santo, não havia falhas em Seu relacionamento com Deus (Hb 2:18; 4:15; 5:7, 8). A Septuaginta, tradução do AT para o grego antigo, usava o mesmo termo para designar aqueles que mantêm sua relação de aliança com Deus e com os outros.

Jesus não tem mácula. Ele permaneceu puro e intocado pelo mal, apesar de ser tentado em “todas as coisas” (Hb 4:15; 2:18). A perfeita impecabilidade de Jesus é importante para Seu sacerdócio. A antiga aliança estipulava que as vítimas do sacrifício deveriam ser “sem defeito” para ser aceitáveis (Lv 1:3, 10). A obediência perfeita de Jesus durante Sua vida terrena tornou possível que Ele Se oferecesse como um sacrifício aceitável a Deus (Hb 9:14).

Jesus foi “separado dos pecadores” quando ascendeu ao Céu. O tempo verbal grego sugere que esse seja um estado presente para Jesus, que começou em um ponto específico no tempo. Jesus suportou a hostilidade dos pecadores durante Sua vida terrestre, mas foi vitorioso e Se assentou à destra de Deus (Hb 12:2, 3). Jesus também está “separado dos pecadores” no sentido de que era sem pecado (Hb 4:15).

Jesus Cristo foi “exaltado acima dos céus”, isto é, exaltado acima de tudo que existe e, portanto, Ele é um com Deus. Nos Salmos, Deus é Aquele que está “exaltado […] acima dos céus” (Sl 57:5, 11; 108:5).

Jesus era totalmente humano, mas não era um ser humano pecador como nós (Hb 2:14-16; 4:15). Jesus é perfeito, não simplesmente porque nunca pecou, mas porque não foi corrompido pelo pecado como nós.

No entanto, por ter sido totalmente humano, também é nosso exemplo. Ele nos mostra como correr a corrida da vida (Hb 12:1-4). Ele é o exemplo que devemos seguir (1Pe 2:21-23). Por ser “santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores” (Hb 7:26), Ele é nosso Salvador e nós também podemos refletir Seu caráter.

Embora Jesus fosse um ser humano como nós, Ele nunca pecou. Consegue entender quanto Ele é santo? A promessa de que Sua santidade será creditada a nós pela fé ajuda a nos dar certeza da salvação?

Quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s