Por meio Dele Deus fez o Universo

Lições da Bíblia1

Hebreus afirma que Deus criou o mundo “por meio de” ou “por” Jesus e que Jesus sustenta o mundo com Sua palavra poderosa.

6. Leia Isaías 44:24; 45:18 e Neemias 9:6. Visto que no Antigo Testamento o Senhor disse que criou o mundo “sozinho” e que é o “único Deus”, como conciliar essa afirmação com as declarações no Novo Testamento de que Deus criou o Universo por meio de Jesus (Hb 1:2, 3)?

Isaías 44:24 (ARA)2: “Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra;

Isaías 45:18 (ARA)2: “Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro.”

Neemias 9:6 (ARA)2: “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora.

Alguns creem que Jesus foi o instrumento por meio do qual Deus criou o mundo. Isso não é possível. Primeiro, para Paulo, Jesus é o Criador; Ele não era um ajudante. Hebreus 1:10 diz que Jesus é o Senhor que criou a Terra e os céus, e Paulo também aplica a Ele o que o Salmo 102:25-27 diz sobre o Senhor (Yahweh) como Criador. Em segundo lugar, Hebreus 2:10 diz que o Universo foi criado “por” ou “por meio” do Pai (exatamente as mesmas expressões aplicadas a Jesus em Hb 1:2). O Pai criou e Jesus Cristo criou (Hb 1:2, 10; 2:10). Há um acordo perfeito entre Pai e Filho em propósito e atividade. Isso faz parte do mistério da Trindade. Jesus criou e Deus criou, mas há apenas um Criador: Deus – o que implica que Jesus é Deus.

Hebreus 4:13 mostra que Jesus também é Juiz. Sua autoridade para governar e julgar deriva do fato de que Deus criou todas as coisas e sustenta o Universo (Is 44:24-28).

Hebreus 1:3 [“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,”] e Colossenses 1:17 [“Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.”] afirmam que Jesus também sustenta o Universo. Essa ação provavelmente inclua a ideia de orientação ou governança. A palavra grega pheron (“sustentar”, “carregar”) é usada para descrever o vento guiando um barco (At 27:15, 17) ou Deus conduzindo os profetas (2Pe 1:21). Assim, Jesus não apenas nos criou, mas também nos sustenta. Cada respiração, cada batida do coração, cada momento de nossa existência encontra-se Nele, Jesus, o fundamento de toda existência criada.

Leia Atos 17:28 [“pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.”]. O que o texto nos diz sobre Jesus e Seu poder? Reflita sobre as implicações da morte de Jesus na cruz pelos nossos pecados. O que essa verdade nos ensina sobre o caráter abnegado de nosso Senhor?

Quarta-feira, 12 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s