A mensagem de Hebreus

Lições da Bíblia1

“Ora, o essencial das coisas que estamos dizendo é que temos tal Sumo Sacerdote, que Se assentou à direita do trono da Majestade nos Céus” (Hb 8:1).

Um documento judaico escrito algumas décadas depois do surgimento da carta aos hebreus, por volta de 100 d.C., contém uma oração: “Tudo isso eu disse diante de Ti, Senhor, porque disseste que foi para nós que criaste este mundo. […] E agora, ó Senhor, eis que essas nações, consideradas nada, dominam sobre nós e nos devoram. Mas nós, Teu povo, a quem chamaste de primogênito, unigênito, zeloso por Ti e muito querido, fomos entregues em suas mãos” (James H. Charlesworth, org., The Old Testament Pseudepigrapha, v. 1 [Hendrickson Publishers, 1983], p. 536).

Os leitores de Hebreus provavelmente tenham sentido algo semelhante. Se eram filhos de Deus, por que estavam passando por tanto sofrimento?

Paulo escreveu a carta aos hebreus para fortalecer a fé dos crentes em meio às provações. Ele lembrou a eles (e por extensão a nós) que as promessas divinas serão cumpridas por meio de Jesus, que está sentado à direita do Pai e que em breve nos levará para casa. Nesse ínterim, Jesus é o Mediador das bênçãos do Pai para nós. Portanto, precisamos nos apegar à nossa fé até o fim.

Sábado, 01 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s