Jesus é nosso Rei

Lições da Bíblia1

O ponto principal de Hebreus é que Jesus é o Governante, que está sentado à direita do Pai (Hb 8:1). Como Deus, Jesus sempre foi o Soberano do Universo, mas quando Adão e Eva pecaram, Satanás se tornou o príncipe deste mundo (Jo 12:31; 14:30; 16:11). Contudo, Jesus veio e derrotou Satanás na cruz, recuperando o direito de governar sobre aqueles que O aceitam como Salvador (Cl 2:13-15).

Os dois primeiros capítulos de Hebreus focalizam Jesus como Rei.

1. Leia Hebreus 1:5-14. O que é relatado nessa passagem?

Hebreus 1:5-14 (ARA)2: “5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino.Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. 10 Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; 11 eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; 12 também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. 13 Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

Esses versos estão organizados em três seções. Cada uma apresenta um aspecto da cerimônia de entronização do Filho. Primeiro, Deus adota Jesus como Seu Filho real (Hb 1:5). Segundo, Deus apresenta o Filho à corte celestial, que O adora (Hb 1:6, 8) enquanto o Senhor proclama o governo eterno do Filho (Hb 1:8-12). Terceiro, Deus entroniza o Filho – a verdadeira atribuição de poder (Hb 1:13, 14).

Uma das crenças mais importantes do NT é que em Jesus Deus cumpriu Suas promessas a Davi (veja 2Sm 7:8-16; Lc 1:30-33). Jesus nasceu da linhagem de Davi na cidade de Davi (Mt 1:1-16; Lc 2:10, 11). Durante Seu ministério, frequentemente O chamavam de “Filho de Davi”. Ele foi executado sob a acusação de afirmar ser “o Rei dos judeus” (Mt 27:37). Pedro e Paulo pregaram que Jesus ressuscitou da morte em cumprimento das promessas feitas a Davi (At 2:22-36; 13:22-37). E João identificou Jesus como “o Leão da tribo de Judá” (Ap 5:5).

Hebreus, é claro, concorda com esse conceito. Deus cumpriu Suas promessas a Davi em Jesus: deu a Ele um excelente nome (Hb 1:4), O adotou como Seu próprio Filho (Hb 1:5), estabeleceu Seu trono para sempre (Hb 1:8-12) e O assentou à Sua direita (Hb 1:13, 14). Além disso, Jesus conduz o povo ao descanso de Deus (Hb 4) e é o Edificador da casa de Deus (Hb 3:3, 4).

Jesus, então, é o Governante legítimo que faz guerra contra Satanás, o usurpador, por nossa lealdade.

Em que sentido é confortador saber que Jesus é o Governante do Universo, especialmente em meio às provações?

Domingo, 02 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s