Um começo glorioso

Lições da Bíblia1

Para compreender o sermão e aplicar sua mensagem a nós mesmos, precisamos entender a história da congregação e sua situação quando recebeu a carta do apóstolo Paulo.

Leia Hebreus 2:3, 4. Qual foi a experiência dos primeiros leitores de Hebreus quando se converteram?

Hebreus 2:3, 4 (ARA)2: “3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.”

Essa passagem indica que a audiência de Hebreus não tinha ouvido o próprio Jesus pregar. Eles receberam o evangelho por meio de outros evangelistas que lhes anunciaram as boas-novas da salvação.

Paulo também disse que os evangelistas confirmaram a mensagem a eles e que o próprio Deus havia testemunhado “por meio de sinais, prodígios” e “vários milagres”. Isso significa que Deus providenciou a confirmação do evangelho por sinais e obras poderosas – entre elas a distribuição dos dons do Espírito Santo. O Novo Testamento (NT) relata que sinais, como curas milagrosas, exorcismos e o derramamento de dons espirituais com frequência acompanhavam a pregação do evangelho.

No início da igreja, Deus derramou Seu Espírito sobre os apóstolos em Jerusalém para que anunciassem o evangelho em idiomas desconhecidos e fizessem milagres (At 2; 3). Felipe realizou maravilhas em Samaria (At 8), Pedro em Jope e Cesareia (At 9; 10), e Paulo em seu ministério na Ásia Menor e na Europa (At 13–28). Essas ações confirmaram a mensagem de salvação – o estabelecimento do reino de Deus, a salvação da condenação e a libertação do poder do mal (Hb 12:25-29).

O Espírito deu aos primeiros crentes a convicção de que seus pecados haviam sido perdoados; assim, não temiam o juízo e, como resultado, suas orações eram ousadas e confiantes, e sua experiência religiosa, alegre (At 2:37-47). O Espírito também libertou os escravizados pelo mal, o que era evidência convincente da superioridade do poder divino sobre as forças malignas e revelava que o reino de Deus havia sido estabelecido na vida deles.

Domingo, 26 de dezembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s