Deuteronômio no Novo Testamento – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Assim como o AT cita a si mesmo, o NT está repleto de citações diretas, referências e alusões ao AT. Salmos, Isaías e Deuteronômio estão entre os mais utilizados. Várias vezes os escritores do NT citaram o que é conhecido como a Septuaginta (LXX), chamada de “Antigo Testamento grego”, a mais antiga tradução grega conhecida da Bíblia hebraica. Os primeiros cinco livros da Bíblia, conhecidos como Torá ou Pentateuco, foram traduzidos no 3o século a.C., e o restante do AT por volta do 2o século a.C.

Pode-se aprender muito, também, de como interpretar a Bíblia pela forma com que os escritores inspirados do NT usaram o AT. E uma das primeiras lições que podemos aprender é que, ao contrário do que dizem muitos eruditos, os escritores do NT nunca levantaram nenhuma questão sobre a autenticidade ou autoridade dos livros do AT. Nada em seus escritos revelou, por exemplo, dúvida sobre a historicidade dos relatos do AT, desde a existência de Adão e Eva, a queda, o dilúvio, o chamado de Abraão e assim por diante. A “erudição” que questiona essas coisas é apenas ceticismo humano e não deve ter lugar no coração nem na mente dos adventistas do sétimo dia.

Perguntas para consideração

1. Levando em conta toda a luz que recebemos como adventistas do sétimo dia, o que isso nos ensina sobre a grande responsabilidade de sermos fiéis às verdades que nos foram confiadas?

2. Leia Deuteronômio 18:9-14. Que manifestações modernas dessas “abominações ao Senhor” existem, e como podemos ter certeza de que as evitamos?

3. Por que os cristãos, que entendem a aplicação universal da morte de Cristo na cruz, nunca deveriam “levantar rostos” (veja o estudo de segunda-feira)? Como podemos reconhecer em nós essa tendência? Como a cruz pode nos curar dessa atitude errada?

Sexta-feira, 17 de dezembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s