O estrangeiro dentro das tuas portas

Lições da Bíblia1

5. Leia Êxodo 19:6. O que esse texto revela sobre a condição do antigo Israel? 1Pe 2:9

1Pe 2:9 (ARA)2: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”

Israel tinha sido chamado do Egito para ser o povo da aliança de Deus – a nação por meio da qual o evangelho teria sido propagado ao mundo, caso eles tivessem permanecido fiéis. Eles eram o objeto do cuidado e do interesse especial de Deus, recebendo privilégios especiais e, ao mesmo tempo, responsabilidades especiais.

6. O que mais ocorre em Êxodo 23:12? Como Deus via os outros além dos israelitas?

Êxodo 23:12 (ARA)2: “Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro.”

Muitas pessoas não se dão conta da universalidade do sábado. O erro mais comum é dizer que o sábado foi apenas para os judeus, erro exposto nos primeiros dois capítulos de Gênesis. Afinal, Deus criou todas as pessoas; então, todos devem se lembrar do dia de sábado.

Embora devamos sempre ter em mente o que o sábado representa para nós, precisamos nos lembrar também do que ele nos revela sobre os outros. De certa forma, nosso descanso e relacionamento com o Criador e Redentor nos levará automaticamente a enxergar os outros com novos olhos, a vê-los como seres criados pelo mesmo Deus que nos criou, amados pelo mesmo Deus que nos ama e que morreu por eles, assim como por nós. Como vimos (Êx 20:10; Dt 5:14), os servos, os estrangeiros e até os animais deveriam participar do descanso sabático.

Até mesmo os estrangeiros que viviam em Israel, isto é, aqueles que ainda não participavam das promessas da aliança feitas a Israel, deveriam desfrutar do descanso sabático. Isso é muito revelador. Os seres humanos, e mesmo os animais, jamais deveriam ser explorados, nem abusados. Todas as semanas, assim como o povo hebreu, devemos ser lembrados poderosamente do quanto temos em comum com outras pessoas, e mesmo que desfrutemos de bênçãos e privilégios que outros não desfrutem, devemos nos lembrar de que ainda fazemos parte da mesma família humana e, portanto, devemos tratar os outros com respeito e dignidade.

Sua guarda do sábado poderia se tornar uma bênção para aqueles que não guardam esse dia? Ou seja, como você pode usar o sábado como testemunho para outras pessoas?

Terça-feira, 31 de agosto de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s