Uma aliança eterna – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Textos de Ellen G. White: Patriarcas e Profetas, p. 125-131 (“O chamado de Abraão”); Atos dos Apóstolos, p. 188-200 (“Judeus e gentios”).

O arco-íris é um sinal da aliança com Noé. Em Gênesis 17:10 descobrimos o sinal da aliança com Abraão. A circuncisão “se destinava: (1) a fazer distinção entre os descendentes de Abraão e os gentios (Ef 2:11), (2) a perpetuar a memória da aliança de Yahweh (Gn 17:11), (3) a promover o cultivo da pureza moral (Dt 10:16), (4) a representar a justiça pela fé (Rm 4:11), (5) a simbolizar a circuncisão do coração (Rm 2:29) e (6) a prefigurar o rito cristão do batismo” (Cl 2:11, 12; Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 1, p. 324).

O arco-íris permanecerá como sinal da promessa até o fim, mas a circuncisão não. Segundo Paulo, a circuncisão foi recebida por Abraão como sinal da justiça obtida pela fé (Rm 4:11). Porém, ao longo dos séculos, a circuncisão passou a significar salvação pela obediência à lei. Nos tempos do Novo Testamento, a circuncisão havia perdido seu significado. Em lugar disso, o essencial é a fé em Cristo, que leva a uma vida transformada e obediente (Gl 5:6; 6:15; 1Co 7:18, 19).

Perguntas para consideração

1. Discuta a relação entre fé e obras. Pode haver uma sem a outra?

2. “Muitos ainda são provados como Abraão. Não ouvem a voz de Deus falando diretamente do Céu, mas Ele os chama pelos ensinos de Sua Palavra e acontecimentos de Sua providência. Pode ser exigido que abandonem uma carreira que promete riqueza e honra; que deixem amizades agradáveis e proveitosas e separem-se dos parentes, para entrar naquilo que parece ser apenas um caminho de abnegação, dificuldades e sacrifícios. […]” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 126, 127). Conhece exemplos de pessoas que atenderam a esse chamado?

Resumo: Deus chamou Abraão para uma aliança que revelaria o plano da salvação.

Sexta-feira, 23 de abril de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s