Na doença e na riqueza (Is 38; 39)

Lições da Bíblia1

Os eventos de Isaías 38 e 39 (2Rs 20) aconteceram perto do momento em que Deus libertou Ezequias de Senaqueribe, mesmo que a libertação ainda não tivesse ocorrido (Is 37; 2Rs 19). De fato, Isaías 38:5, 6 e 2 Reis 20:6 mostram que os judeus ainda enfrentavam a ameaça assíria.

“Satanás estava determinado a causar a morte de Ezequias e a queda de Jerusalém. Sem dúvida, ele pensava que, se Ezequias estivesse fora do caminho, seus esforços para a reforma cessariam, e a queda de Jerusalém poderia acontecer mais rapidamente” (Comentário Bíblico Adventista, v. 4, p. 249).

10. O que essa citação revela sobre a importância de uma boa liderança para o povo de Deus?

“Uma boa liderança é de vital importância para que Deus cumpra Seus propósitos e frustre os intentos do diabo.”

11. Qual sinal o Senhor deu a Ezequias para confirmar sua fé? 2Rs 20:8-10; Is 38:6-8

2Reis 20:8-10 (ARA)2: “8 Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará e de que, ao terceiro dia, subirei à Casa do Senhor? 9 Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus ou os retrocederá? 10 Então, disse Ezequias: É fácil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça; antes, retroceda dez graus.

Isaías 38:6-8 (ARA)2: “6 Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, e defenderei esta cidade. 7 Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou:eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim, retrocedeu o sol os dez graus que já havia declinado.”

Ao rejeitar os sinais oferecidos por Deus (Is 7), Acaz tinha dado início às circunstâncias que levaram aos problemas com a Assíria. Mas agora Ezequias havia pedido um sinal (2Rs 20:8); então, Deus o fortaleceu para enfrentar a crise que seu pai havia causado. Fazer com que a sombra no relógio solar de Acaz retrocedesse só era possível por meio de um milagre.

Os babilônios estudavam os movimentos dos corpos celestes e os registravam com precisão. Portanto, eles teriam notado o comportamento estranho do Sol e se perguntado o que isso significava. Não foi por acaso que o rei Merodaque-Baladã enviou mensageiros naquele tempo. Os babilônios descobriram a relação entre a recuperação de Ezequias e o sinal miraculoso.

Agora sabemos por que Deus escolheu esse sinal específico. Assim como mais tarde o Senhor usou a estrela de Belém para trazer sábios do Oriente, Ele usou uma mudança solar para trazer mensageiros de Babilônia. Essa era uma oportunidade singular para que eles aprendessem sobre o verdadeiro Deus. Merodaque-Baladã passou toda a sua carreira tentando conquistar a independência de Babilônia em relação à Assíria. Ele precisava de aliados poderosos, o que explica sua motivação para entrar em contato com Ezequias. Se o próprio Sol se moveu a pedido de Ezequias, o que ele poderia fazer com a Assíria?

Como Ezequias perdeu uma incrível oportunidade de glorificar a Deus e de mostrá-Lo aos babilônios? Qual foi o resultado? (Is 39). Ezequias, que deveria ter testemunhado a eles do Senhor, mostrou, em vez disso, a sua própria “glória”. Qual é a lição para nós?

Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s