A derrota dos assírios – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

“Somente por intervenção direta de Deus a sombra no relógio solar poderia voltar atrás dez graus; e isso devia ser um sinal a Ezequias de que o Senhor tinha ouvido sua oração. Concordando, ‘o profeta Isaías clamou ao Senhor; e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo Sol declinante no relógio de Acaz’” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 342).

“A visita desses mensageiros do governante de uma terra tão distante dava a Ezequias a oportunidade de exaltar o Deus vivo. Como teria sido fácil para ele testemunhar sobre Deus, o sustentador de todas as coisas criadas, por cujo favor sua própria vida tinha sido poupada, quando todas as outras esperanças haviam desaparecido! […]

“O orgulho e a vaidade, no entanto, tomaram posse do coração de Ezequias e, exaltando a si mesmo, expôs aos olhos cobiçosos os tesouros com que Deus havia enriquecido Seu povo. O rei “mostrou aos mensageiros a casa do seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, todo o seu arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros; nenhuma coisa houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse” (Is 39:2). Não foi para glorificar a Deus que ele agiu assim, mas para se exaltar diante dos príncipes estrangeiros” (ibid., p. 344, 345).

Perguntas para consideração

1. Seria Satanás como o Rabsaqué assírio? Ele fala a verdade quando diz que pecamos? Como Deus responde? (Zc 3:1-5 [“1 Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. 2 Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? 3 Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. 4 Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes. 5 E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do Senhor estava ali,”]). Qual é a nossa esperança contra essas acusações? (Rm 8:1 [“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”])

2. Satanás interrompe suas acusações quando somos perdoados? (Ap 12:10 [“Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.”]). Depois que somos perdoados, Satanás continua dizendo que lhe pertencemos por causa do nosso pecado. Qual é a natureza de sua acusação? (Dt 19:16-21 [“16 Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para o acusar de algum transvio, 17 então, os dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias. 18 Os juízes indagarão bem; se a testemunha for falsa e tiver testemunhado falsamente contra seu irmão, 19 far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, exterminarás o mal do meio de ti; 20 para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer semelhante mal no meio de ti. 21 Não o olharás com piedade: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.”])

Resumo: Em resposta ao clamor de um rei fiel, Deus salvou Seu povo e mostrou quem Ele é: o onipotente rei de Israel que controla o destino da Terra. Ele não apenas destrói aqueles que tentam destruir Seu povo, mas também oferece oportunidades para que outros se unam ao Seu povo, não importando quanto eles sejam “babilônicos”.

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s