O restante da história (Is 37:21-38)

Lições da Bíblia1

De acordo com os registros de Senaqueribe, ele tomou quarenta e seis cidades fortificadas, sitiou Jerusalém e fez de Ezequias, o judeu, “um prisioneiro em Jerusalém; e este era, em sua residência real, como um pássaro em uma gaiola” (Editado por James B. Pritchard, Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament; Princeton University Press, 1969, p. 288). Contudo, apesar de ser inclinado à propaganda como uma extensão de seu imenso ego, não há textos nem quadros que afirmem que ele houvesse tomado Jerusalém. Essa omissão é incrível, dado o implacável poder de Senaqueribe e o fato de Ezequias ter liderado uma revolta contra ele. Os que se rebelavam contra a Assíria tinham curta expectativa de vida e mortes terríveis.

Mesmo que não tivéssemos a Bíblia, deveríamos admitir que um milagre deve ter ocorrido. O fato de Senaqueribe ter revestido as paredes de seu “Palácio Sem Rival” com figuras esculpidas que descreviam seu cerco bem-sucedido a Laquis, parece ter ocorrido devido à sua necessidade de manter as aparências. Mas, se não fosse pela graça de Deus, essas figuras teriam mostrado Jerusalém! Senaqueribe não contou o restante da história, mas a Bíblia o faz.

9. Qual é o restante da história? (Is 37:21-37). Assinale a alternativa correta:

Isaías 37:21-37 (ARA): “21 Então, Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Visto que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, 22 esta é a palavra que o Senhor falou a respeito dele: A virgem, filha de Sião, te despreza e zomba de ti; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. 23 A quem afrontaste e de quem blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e arrogantemente ergueste os olhos? Contra o Santo de Israel. 24 Por meio dos teus servos, afrontaste o Senhor e disseste: Com a multidão dos meus carros, subi ao cimo dos montes, ao mais interior do Líbano; deitarei abaixo os seus altos cedros e os ciprestes escolhidos, chegarei ao seu mais alto cimo, ao seu denso e fértil pomar. 25 Cavei e bebi as águas e com a planta de meus pés sequei todos os rios do Egito. 26 Acaso, não ouviste que já há muito dispus eu estas coisas, já desde os dias remotos o tinha planejado? Agora, porém, as faço executar e eu quis que tu reduzisses a montões de ruínas as cidades fortificadas. 27 Por isso, os seus moradores, debilitados, andaram cheios de temor e envergonhados; tornaram-se como a erva do campo, e a erva verde, e o capim dos telhados, e o cereal queimado antes de amadurecer. 28 Mas eu conheço o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, e o teu furor contra mim. 29 Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz, e o meu freio, na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste. 30 Isto te será por sinal: este ano se comerá o que espontaneamente nascer e no segundo ano o que daí proceder; no terceiro ano, porém, semeai e colhei, plantai vinhas e comei os seus frutos. 31 O que escapou da casa de Judá e ficou de resto tornará a lançar raízes para baixo e dará fruto por cima; 32 porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião, o que escapou. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. 33 Pelo que assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma, não virá perante ela com escudo, nem há de levantar tranqueiras contra ela. 34 Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará, diz o Senhor. 35 Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi. 36 Então, saiu o Anjo do Senhor e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres. 37 Retirou-se, pois, Senaqueribe, rei da Assíria, e se foi; voltou e ficou em Nínive.

A.( ) O Senhor entregou Ezequias nas mãos de Senaqueribe.
B.( ) O Senhor arrasou o exército da Assíria.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

Em resposta à oração de fé de Ezequias, Deus lhe enviou uma mensagem de segurança para Judá e de fúria contra o rei assírio, que tinha afrontado o Rei dos reis (Is 37:23). Deus logo cumpriu Sua promessa de defender Jerusalém (2Rs 19:35-37; 2Cr 32:21, 22; Is 37:36-38).

Uma grande crise exigiu um grande milagre. O número de mortos foi alto: 185 mil. Portanto, Senaqueribe não teve escolha senão voltar para casa, onde encontrou a própria morte (compare com a profecia de Isaías 37:7-38).

“O Deus dos hebreus havia prevalecido sobre a orgulhosa Assíria. A honra de Jeová foi vindicada aos olhos das nações vizinhas. Em Jerusalém, o coração do povo estava cheio de santa alegria” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 361). Além disso, se Senaqueribe tivesse conquistado Jerusalém, ele teria deportado a população de tal maneira que Judá teria perdido sua identidade, como ocorreu com o Israel do Norte. Portanto, de uma perspectiva, não haveria povo judeu de quem o Messias pudesse nascer. A história deles teria terminado ali. Mas Deus manteve a esperança viva.

Como você responderia à seguinte pergunta: Foi justo que aqueles soldados assírios morressem em massa dessa maneira? De que modo você entende essa ação do Senhor?

Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s