A clareza das Escrituras

Lições da Bíblia

“Qualquer apelo em favor do princípio das ‘Escrituras somente’ tem pouco sentido se o texto da Bíblia não for claro em seu significado.”1

“3. Leia Mateus 21:42; 12:3, 5; 19:4; 22:31; 24:15; Marcos 12:10, 26; 13:14; Lucas 6:3. O que a repetida referência de Jesus às Escrituras sugere em relação à clareza de sua mensagem? Assinale a alternativa correta:”1

Mateus 21:42 (ARA)2: “Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos?”

Mateus 12:3, 5 (ARA)2: “3 Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? […] 5 Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:”

Mateus 19:4 (ARA)2: “Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher”

Mateus 22:31 (ARA)2: “E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou:”

Mateus 24:15 (ARA)2: “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda),”

Marcos 12:10, 26 (ARA)2: “Ainda não lestes esta Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; […] 26 Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido no Livro de Moisés, no trecho referente à sarça, como Deus lhe falou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó?”

Marcos 13:14 (ARA)2: “Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes;”

Lucas 6:3 (ARA)2: “Respondeu-lhes Jesus: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros?”

A.( ) Que elas não são claras à nossa compreensão.
B.( ) Que elas são claras ao nosso entendimento.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

“O testemunho bíblico é inequívoco: a Bíblia é suficientemente clara no que ensina. A Bíblia é tão clara que pode ser entendida tanto por crianças quanto por adultos, especialmente em seus ensinamentos mais ­básicos. No entanto, ainda existem oportunidades infinitas para que nosso conhecimento e compreensão se desenvolvam mais profundamente. Não precisamos que nenhum magistério eclesiástico nos apresente o significado da Bíblia. Em vez disso, seus ensinamentos fundamentais podem ser compreendidos por todos os cristãos. Ela admite o sacerdócio de todos os crentes, em vez de restringir sua interpretação a um grupo seleto, como o sacerdócio clerical. Portanto, a própria Bíblia nos encoraja a estudá-la por nós mesmos, pois somos capazes de entender a mensagem de Deus para nós.”1

“Tem sido apropriadamente apontado que ‘o exemplo uniforme dos escritores da Bíblia mostra que as Escrituras devem ser tomadas em seu sentido literal, a menos que se trate, óbvia e claramente, de linguagem figurada […]. Não é preciso retirar a ‘casca’ para alcançar o ‘miolo’ de um significado místico, secreto ou alegórico, que somente iniciados podem descobrir’ (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, Casa Publicadora Brasileira, 2011, p. 75). Em vez disso, a clareza da Bíblia diz respeito à linguagem, sentido e palavras das Escrituras, pois há uma verdade definida pretendida pelos escritores bíblicos, em vez de múltiplos significados subjetivos e incontrolados do texto bíblico.”

“Isso não significa que, às vezes, não nos depararemos com textos e ideias que não captamos nem compreendemos completamente. Afinal, é a Palavra de Deus, e somos apenas seres humanos caídos. Contudo, as Escrituras são suficientemente claras acerca das coisas que realmente precisamos conhecer e entender, especialmente em relação à questão da salvação.”1

Você já teve dificuldade para compreender alguns textos, mas conseguiu esclarecêlos posteriormente? Como pode ajudar outras pessoas a lutar com algo semelhante?

Terça-feira, 28 de abril de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Com interpretar as Escrituras Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 500, abr. mai. jun. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s