O segundo retorno dos exilados

Lições da Bíblia

Em Esdras 7:1-10 e Esdras 8:1-14, vemos que o rei Artaxerxes I permitiu que Esdras retornasse a Jerusalém (o ano era 457 a.C.) e levasse com ele todos os que desejassem retornar à pátria de Israel. Não se sabe muito sobre a relação entre Esdras e o rei, nem se o escriba trabalhava para a corte. O capítulo 8 de Esdras lista os chefes das famílias dos que retornaram, começando com os sacerdotes, seguidos pela linhagem real e terminando com a população judaica em geral. Doze famílias foram mencionadas de maneira específica, dando a impressão de que essa é uma referência proposital às doze tribos de Israel.

O livro de Esdras lista cerca de 1.500 homens e um total aproximado de 5 a 6 mil pessoas, contando mulheres e crianças. Esse grupo era muito menor do que o primeiro grupo que havia retornado anteriormente com Zorobabel e Josué.

“3. Leia Esdras 7:1-10. O que essa passagem nos ensina sobre esse servo do Senhor? Assinale a alternativa correta:”1

Esdras (7:1-10 ARA)2: “1 Passadas estas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias, 2 filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube, 3 filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote, 4 filho de Zeraías, filho de Uzi, filho de Buqui, 5 filho de Abisua, filho de Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sumo sacerdote, este Esdras subiu da Babilônia. 6 Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do Senhor, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira. 7 Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos servidores do templo, no sétimo ano do rei Artaxerxes. 8 Esdras chegou a Jerusalém no quinto mês, no sétimo ano deste rei; 9 pois, no primeiro dia do primeiro mês, partiu da Babilônia e, no primeiro dia do quinto mês, chegou a Jerusalém, segundo a boa mão do seu Deus sobre ele. 10 Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.”

A. (   ) Esdras era um sacerdote rebelde.
B. (   ) Ele era um escriba e tinha profundo conhecimento da Lei de Moisés.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

“Esdras era um escriba com um legado sacerdotal. Ele era descendente de Arão, irmão de Moisés, que foi o primeiro sacerdote da nação de Israel. Devido aos fatos registrados no relato bíblico, e com base na tradição judaica, Esdras é tido em alta conta até hoje. Não se sabe se ele serviu como escriba na corte do rei Artaxerxes; portanto, a menção do nome dele como escriba se deve às suas responsabilidades anteriores ou às habilidades que ele começou a exercer após sua chegada a Judá. O fato de Esdras ter sido enviado como líder da expedição indica que ele deve ter trabalhado para Artaxerxes em alguma função de confiança.”1

“Esdras foi identificado como um escriba ou mestre ‘hábil’ (Ed 7:6, 10, ARC) e com o coração ‘preparado’ (ARC). A palavra ‘hábil’ significa literalmente ‘rápido’, sugerindo alguém de rápida compreensão e manipulação mental de informação. O servo do Senhor era conhecido por sua perspicácia na interpretação da Lei de Deus. Além disso, o fato de ter sido escolhido pelo rei para liderar um grupo de israelitas a Judá é prova da coragem e capacidade de Esdras.”1

“Esdras preparou seu coração para ‘buscar a Lei do Senhor’ (Ed 7:10). Como podemos aplicar esse princípio à nossa vida?”1

Terça-feira, 01 de outubro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s