Resumo dos reis e eventos

Lições da Bíblia

“O primeiro grupo de repatriados recebeu a incumbência de reconstruir o templo de Deus. Estudaremos em uma lição posterior a respeito da oposição que se levantou contra a realização dessa tarefa. Por ora, examinaremos a sucessão dos reis persas durante o longo período de construção do templo e reconstrução de Jerusalém. É importante conhecer a história que envolve a obra de Esdras e Neemias, pois ela contribui para que tenhamos uma visão ampliada de suas mensagens.”1

“2. Leia Esdras 4:1-7. Quais foram os reis em cujos reinados ocorreu a oposição à construção do templo?”1

Esdras (4:1-7 ARA)2: “1 Ouvindo os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo ao Senhor, Deus de Israel, 2 chegaram-se a Zorobabel e aos cabeças de famílias e lhes disseram: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui. 3 Porém Zorobabel, Jesua e os outros cabeças de famílias lhes responderam: Nada tendes conosco na edificação da casa a nosso Deus; nós mesmos, sozinhos, a edificaremos ao Senhor, Deus de Israel, como nos ordenou Ciro, rei da Pérsia. 4 Então, as gentes da terra desanimaram o povo de Judá, inquietando-o no edificar; 5 alugaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia. 6 No princípio do reinado de Assuero, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém. 7 E, nos dias de Artaxerxes, rei da Pérsia, Bislão, Mitredate, Tabeel e os outros seus companheiros lhe escreveram; a carta estava escrita em caracteres aramaicos e na língua siríaca.”

“Eis a lista dos reis persas, em sua ordem cronológica, ligados aos livros de Esdras e Neemias. A lista começa com Ciro, que estabeleceu o Império Persa e conquistou Babilônia em 539 a.C.”

Ciro II, o Grande (559-530 a.C.)

Cambises II (530-522 a.C.)

Dario I (522-486 a.C.)

Xerxes I (485-465 a.C.) [também conhecido no livro de Ester como Assuero]

Artaxerxes I (465-424 a.C.)

Ao estudarmos esses livros, é muito importante perceber que o aparecimento desses reis não é mencionado em ordem cronológica no livro de Esdras. Por exemplo, o conteúdo de Esdras 4:6-24 está inserido antes do capítulo 5, que continua a história da oposição à construção do templo. Consequentemente, as cartas envolvendo Xerxes I (Assuero) e Artaxerxes I, descritas em Esdras 4, ocorreram após os eventos registrados nos capítulos 5 e 6, que tratam de Dario I. Essa sequência pode parecer complicada para os leitores, e isso explica por que houve algumas dificuldades ao longo dos séculos para compreender esses livros. Conhecer a ordem dos acontecimentos nos ajudará a entender as mensagens de Esdras e Neemias.

Você já encontrou fatos na Bíblia que o deixaram perplexo? Como podemos confiar em Deus e em Sua Palavra quando nos deparamos com situações que parecem não ter sentido? Por que essa confiança é importante?

(Veja Is 55:8, 9 [‘8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.’]).

Segunda-feira, 30 de setembro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s