Tão doce!

Lições da Bíblia1

Pense na sua sobremesa favorita. Ela faz bem para a saúde? Talvez você use mel como adoçante – ou até mesmo o mel de aroeira, por seus possíveis benefícios medicinais. Se você já provou um favo de mel, sabe como ele é macio e doce, derretendo na boca.

No Salmo 119:103 e 104, a Bíblia é comparada a um favo de mel, uma imagem que expressa prazer e satisfação: “Quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Por meio dos Teus preceitos, consigo entendimento.”

5. O que significa este versículo: “Por meio dos Teus preceitos, consigo entendimento”? Por que essa verdade é tão importante para entendermos o valor do estudo da Bíblia?

“Ao estudar a Palavra de Deus, passamos a entender melhor quem Ele é, como agir com sabedoria e como viver de forma correta.”

As palavras de Deus são realmente doces para a alma e não se comparam a nada que o mundo possa oferecer. Ao contrário de muitas sobremesas, a doçura da Palavra de Deus traz cura para o coração e transformação para o caráter. E mesmo que você tenha se afastado de Deus, pode se ajoelhar agora, abrir a Bíblia e beber da água viva, a única que sacia de verdade a sede do coração.

6. Em Isaías 55, o profeta expande o conceito acima. Leia o capítulo e reflita: O que o Senhor oferece a quem vai a Ele para se alimentar da Sua Palavra? Quais são o desafio e a promessa de Deus para você?

Is 55.1–13 (NAA)2: 1 “Ah! Todos vocês que têm sede, venham às águas; e vocês que não têm dinheiro, venham, comprem e comam! Sim, venham e comprem, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.Por que vocês gastam o dinheiro naquilo que não é pão, e o seu suor, naquilo que não satisfaz? Ouçam com atenção o que eu digo, comam o que é bom e vocês irão saborear comidas deliciosas.Deem ouvidos e venham a mim; escutem, e vocês viverão. Porque farei uma aliança eterna com vocês, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. 4 Eis que eu fiz dele uma testemunha aos povos, um príncipe e governador dos povos. 5 Eis que você chamará uma nação que você não conhece, e uma nação que nunca o conheceu virá correndo para junto de você, por causa do Senhor, seu Deus, e do Santo de Israel, porque este o glorificou.” 6 Busquem o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto. 7 Que o ímpio abandone o seu mau caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. 8 “Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos”, diz o Senhor. 9 “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês. 10  Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não voltam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, 11  assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” 12  “Vocês sairão com alegria e em paz serão guiados; os montes e as colinas romperão em cânticos diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas. 13 Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta. E isso será glória para o Senhor e sinal eterno, que nunca se apagará.”

A Palavra de Deus é viva e poderosa. Ela fala diretamente ao nosso coração e à nossa mente, chamando-nos a crescer em Cristo. Mas isso só acontece quando escolhemos dedicar tempo e esforço – sim, exige esforço! – para nos aprofundar nas Escrituras com humildade, entrega e disposição a fim de praticar aquilo que aprendemos.

7. De que formas práticas você pode buscar “o Senhor enquanto Ele pode ser encontrado” (Is 55:6)?

Is 55:6 (NAA)2: Busquem o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto.

Quinta-feira, 30 de abril de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Crescendo em um relacionamento com Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 524, abr. mai. jun. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Deixe um comentário