Projetos especiais: oferta do pote grande

Lições da Bíblia1

Pesquisas mostram que apenas cerca de 9% dos recursos financeiros das pessoas são líquidos e podem ser doados como oferta a qualquer momento. Dinheiro, conta corrente, poupança, fundos de investimentos, CDB e outros tipos de investimentos são considerados ativos líquidos, pelo menos para os que possuem recursos assim. A maior parte dos ativos, cerca de 91%, estão “investidos” em imóveis, como casas, fazendas com criação de gado ou outros bens não líquidos (ativos fixos, que não podem ser facilmente convertidos em dinheiro).

As diferenças nas porcentagens de ativos líquidos e não líquidos podem ser ilustradas colocando 100 moedas pequenas de 5 ou 10 centavos em dois potes de vidro diferentes, com 1 moeda representando cada ponto percentual. Assim, você teria 9 moedas em um pequeno pote representando os 9% de ativos líquidos e 91 moedas em um pote grande representando os 91% dos ativos não líquidos.

A maioria das pessoas doa do pote pequeno – seus ativos líquidos. Isso é o que eles têm em sua conta corrente ou carteira. Mas quando alguém realmente se empolga com alguma coisa, doa do pote grande. A Bíblia conta muitas dessas histórias.

7. Leia Marcos 14:3-9 e João 12:2-8. Quais eram os personagens principais no banquete na casa de Simão? Qual foi o valor do presente de Maria? Por que ela ungiu Jesus naquele momento?

Marcos 14:3-9 (ARA)2: “3 Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. 4 Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? 5 Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. 6 Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. 7 Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. 8 Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura. 9 Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.”

João 12:2-8 (ARA)2: “2 Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. 3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. 4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: 5 Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6 Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. 7 Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; 8 porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.”

A dádiva de Maria valia 300 denários, o salário de um ano inteiro. Provavelmente tenha sido uma oferta do “pote grande”. Após esse incidente, Judas traiu Jesus por pouco mais de um terço dessa quantia, uma oferta do “pote pequeno”, 30 moedas de prata (Mt 26:15). Precisamos amar para doar do pote grande – nossos investimentos. Mas pessoas gananciosas, como Judas, “vendem a alma” por quase nada.

A obra e as atividades de Barnabé são mencionadas 28 vezes no NT. Ele foi companheiro de Paulo e um grande missionário. A base de tudo está na primeira passagem em que ele é mencionado. Em Atos 4:36, 37, lemos sobre sua oferta, uma oferta do “pote grande”. Que exemplo poderoso das palavras de Cristo: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6:21).

Por que a doação de sacrifício é importante para quem doa e para quem recebe?

Quinta-feira, 26 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s