A esperança do Novo Testamento – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Texto de Ellen G. White: Atos dos Apóstolos, p. 162-170 (“As cartas aos tessalonicenses”), p. 201-205 (“Chamado a um padrão mais elevado”).

“Os romanos”, escreveu Stephen Cave, “conheciam bem a crença dos cristãos de que um dia ressuscitariam fisicamente da sepultura e faziam tudo o que podiam para zombar dessa esperança, bem como impedi-la. Um relatório de uma perseguição na Gália em 177 d.C. registra que os mártires foram primeiro executados, depois seus cadáveres foram deixados para apodrecer, sem serem enterrados, por seis dias antes de ser queima- dos e as cinzas jogadas no rio Ródano – ‘Agora vamos ver se eles se levantarão novamente’, teriam dito os romanos” (Stephen Cave, Immortality: The Quest to Live Forever and How It Drives Civilization [New York: Crown Publishers, 2012], p. 104, 105).

Esse exemplo de ceticismo é irrelevante, pois não provou nada sobre a promessa bíblica da ressurreição. O poder que ressuscitou Jesus também pode fazer o mesmo por nós, independentemente do estado do nosso corpo. Afinal, se esse poder criou e sustenta o cosmos, pode transformar os vivos e ressuscitar os mortos.

“Deus, mediante Jesus, trará, em Sua companhia, os que dormem’ (1Ts 4:14). Muitos dão a essa passagem a interpretação de que os que dormem serão trazidos com Cristo do Céu; mas Paulo queria dizer que, como Cristo ressuscitou dos mortos, assim Deus chamará de suas sepulturas os santos que dormem e os levará Consigo para o Céu” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 164, 165).

Perguntas para consideração

  1. Alguém disse: “A morte aniquila você. […] Ser aniquilado completamente destrói o sentido da vida.” Que esperança temos contra essa falta de sentido?
  2. Como harmonizar a busca da perfeição (Fp 3:12-16) com o fato de que somente na segunda vinda de Cristo receberemos uma natureza incorruptível (1Co 15:50-55)?
  3. Como ajudar alguém a ver o erro do ensino do “arrebatamento secreto”?
  4. Que evidência temos de que os mortos estão dormindo, e não estão no Céu com Jesus? (1Co 15:12-19). Que sentido esses versos têm se os justos mortos estão no Céu?

Sexta-feira, 18 de novembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s