O encontro eterno

Lições da Bíblia1

5. Leia 1 Coríntios 15:51-55. Sobre qual “mistério” Paulo explicou?

1 Coríntios 15:51-55 (ARA)2: “51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”

Alguns pregadores populares sugerem que esse “mistério” (1Co 15:51) é o “arrebatamento secreto” da igreja, que deve ocorrer sete anos antes da gloriosa segunda vinda de Cristo. Nesse “arrebatamento secreto”, os cristãos fiéis são repentina, silenciosa e secretamente levados para o Céu enquanto todos os outros permanecem aqui indagando o que ocorreu com eles. Pessoas poderão, de repente, estar em um carro sem motorista, porque o motorista foi arrebatado para o Céu, e tudo o que “restou são suas roupas”. O best-seller de 16 volumes Deixados para Trás, transformado em quatro filmes, promoveu esse falso ensinamento, expondo milhões de pessoas a ele.

Nenhuma passagem bíblica endossa uma distinção tão artificial entre o arrebatamento e a segunda vinda. O “mistério” ao qual Paulo estava se referindo é a transformação dos justos vivos para se juntarem aos justos ressuscitados no retorno de Cristo. Esse é o “arrebatamento”. Não há “arrebatamento secreto” porque a volta de Jesus será visível a todos os vivos (Ap 1:7), e tanto a ressurreição dos mortos quanto a transformação dos vivos ocorrerão ao som da trombeta (1Co 15:51, 52).

Na segunda vinda ocorrerá o encontro mais incrível de todos os tempos. Os justos vivos são transformados “num momento, num abrir e fechar de olhos” (1Co 15:52). À voz de Deus, eles são glorificados, são feitos imortais e, com os santos ressuscitados, são arrebatados para encontrar o Senhor nos ares. Os anjos “reunirão os Seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt 24:31). “Crianças serão levadas pelos santos anjos aos braços de suas mães. Amigos separados pela morte, por longo tempo, se encontrarão para nunca mais se separarem e, com cânticos de alegria, subirão juntos para a cidade de Deus” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 534).

Essa é uma promessa tão incrível, tão diferente de tudo que experimentamos que é difícil de entender. Mas pense na vastidão do cosmos, bem como na complexidade da vida. A criação testifica do incrível poder de Deus. O que isso nos ensina sobre o poder de Deus para transformar os vivos e ressuscitar os mortos?

Quinta-feira, 17 de novembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s