Fiéis, mesmo sem ver a Deus

Lições da Bíblia1

É muito desagradável imaginar que ninguém se importa com o que acontece conosco, mas pensar que Deus não sabe ou não Se importa pode ser muito mais angustiante.

Para os judeus exilados na Babilônia, Deus parecia não Se importar muito com a situação deles. Ainda estavam exilados, ainda se sentiam abandonados pelo Senhor por causa de seus pecados. Mas Isaías lhes dirigiu palavras de conforto: “Como pastor, Ele apascentará o Seu rebanho; entre os Seus braços recolherá os cordeirinhos e os carregará no colo, as que amamentam Ele guiará mansamente” (Is 40:11). Mas depois de tanto tempo, os exilados pensaram: Onde estás, ó Senhor? Não vemos nenhuma evidência de que ainda estejas conosco ou que Te importas!

6. Leia Isaías 40:27-31. Como o profeta descreve Deus? Como essa descrição pretende responder à crença de que nosso “caminho está encoberto ao Senhor; e o [nosso] direito passa despercebido ao [nosso] Deus” (Is 40:27)?

Isaías 40:27-31 (ARA)2: “27 Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. 29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, 31 mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

No livro de Ester encontramos outro grupo de pessoas que pode ter considerado que seu caminho estivesse encoberto de Deus. Nesse livro, Deus não é mencionado. No entanto, toda a história é um drama da intervenção divina para salvar Seu povo de uma lei irrevogável para destruí-lo. Essa história não apenas descreve eventos do passado, mas simboliza um tempo no futuro em que o povo de Deus será novamente perseguido e uma lei será introduzida para sua destruição (Ap 13:15). É possível imaginar como seria fácil concluir, em meio a tais circunstâncias terríveis, que o Senhor havia abandonado o Seu povo? Mas não devemos temer. O mesmo Deus que salvou Seus escolhidos na história de Ester salvará Seu povo novamente na crise final.

Lemos como Isaías descreveu Deus aos exilados. Como você O descreveria para as pessoas que sentem que Ele as abandonou? Como as ensinaria a ver com os olhos da fé e a confiar mais em Seu amor?

Quinta-feira, 18 de agosto de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s