Entregando ao Senhor as preocupações

Lições da Bíblia1

Há uma frase que diz: “Por que orar quando você pode se preocupar?” Isso nos faz rir, pois sabemos com que frequência nos preocupamos em vez de irmos a Deus para Lhe entregar nossas inquietações.

Alguém disse que, quando nossa vida estiver toda amarrada, devemos dá-la a Deus e deixar que Ele desate os nós. Como Ele deve desejar fazer isso! Ainda assim, surpreendentemente, nos agarramos aos nossos problemas até que estejamos prestes a desabar. Por que esperamos tanto para irmos ao Senhor?

5. Leia 1 Pedro 5:7. Pedro citou o Salmo 55:22. Qual é a mensagem para nós? Veja também Mateus 6:25-33.

1 Pedro 5:7 (ARA)2: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

 Salmo 55:22 (ARA)2: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.

Mateus 6:25-33 (ARA)2: “25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O texto de 1 Pedro 5:7 é muito simples. Não há nenhum segredo escondido nele. Lançar significa fazer exatamente isso, jogar, entregar, de modo que o que estiver causando dor e preocupação não tenha mais nenhuma conexão conosco. Mas, é claro, nossos fardos não são jogados em qualquer lugar, nem nossa preocupação desaparece no vazio, mas são dados ao nosso Pai no Céu, que promete resolver o problema. Isso é o que Jesus nos diz nos versos de Mateus. O problema em fazer isso não é que seja difícil, mas que parece muito fácil, bom demais para ser verdade.

A ansiedade é causada por todo tipo de coisas. Pode ser pressão do trabalho, uma crítica inesperada, sentimento de que somos indesejados ou não amados, preocupações de saúde ou financeiras, percepção de não sermos bons o suficiente para Deus e crença de que não somos perdoados.

Um dos motivos pelos quais nos apegamos a nossos problemas é que pensamos que podemos resolvê-los melhor do que qualquer pessoa. Mas Pedro nos exorta a reconsiderar tal ideia. Deus Se importa. Por isso, não temos que nos preocupar. A Bíblia diz que Ele Se preocupa o suficiente para transformar qualquer situação.

O que preocupa você? Existe algo demasiadamente difícil para o Senhor? Talvez nosso maior problema seja que, embora acreditemos que Deus possa consertar tudo, não acreditamos que Ele vá resolver da maneira que gostaríamos que Ele resolvesse. Pense nesse último ponto e questione se isso é verdade em sua vida.

Quarta-feira, 17 de agosto de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s