Uma promessa para a jornada

Lições da Bíblia1

“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Sl 23:6).

Quando estamos no vale ou cercados por inimigos, às vezes é tentador acreditar que fomos deixados sozinhos. Raciocinamos que, se Deus tivesse ajudado, não estaríamos nessa situação. Mas Davi obviamente não via dessa forma.

8. Leia o Salmo 23:6. Apesar das provações, de quais duas coisas Davi tinha certeza? (Veja também Ef 1:4; 2Pe 1:10; Hb 11:13-15)

Salmo 23:6 (ARA)2: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”

Ef 1:4 (ARA)2: “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”

2Pe 1:10 (ARA)2: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.”

Hb 11:13-15 (ARA)2: “13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. 14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. 15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

Algumas traduções dizem que a bondade e o amor infalível (o compromisso da aliança de Deus) me “seguirão” todos os dias da minha vida. No entanto, o verbo original é muito mais forte, e o verso deveria dizer que a bondade e o amor infalível me “perseguirão” (é o mesmo verbo hebraico usado em passagens como Gn 14:14, Js 10:19 e 1Sm 25:29, em que a ideia de “perseguição” é muito clara).

9. O que lhe vem à mente ao imaginar a bondade e o amor infalível “perseguindo” você? O que Davi quis dizer sobre Deus ao descrever Seu cuidado por nós dessa maneira?

Apesar do vale profundo e dos persistentes inimigos, temos a certeza da bondade de Deus, do Seu amor infalível e de Sua orientação até o fim da jornada. Se esses pensamentos sustentaram Jesus no Calvário, também somos encorajados por meio deles.

Contudo, há momentos em que aqueles com quem nos preocupamos se veem cheios de perguntas. Como observamos no exemplo de Davi, a melhor maneira de lidar com essas preocupações geralmente não é com uma descrição teológica do que Deus pode fazer. Em vez disso, conforme nos mostra Davi no Salmo 23:6, devemos enfrentá-las com uma declaração de convicção pessoal da verdade sobre nosso Deus.

Aponte evidências de que a bondade e o amor infalível de Deus nos perseguem. Que evidência bíblica podemos acrescentar? Como compartilhar isso com alguém que duvida do cuidado divino? Como a cruz é o maior exemplo dessa “perseguição”?

Quinta-feira, 30 de junho de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s