Todas as nações e Babel – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Texto de Ellen G. White: Patriarcas e Profetas, p. 89-94 [117-124] (“A Torre de Babel”).

“Esses empreendimentos se destinavam a impedir que o povo se espalhasse em colônias. Deus determinara que os homens se dispersassem pela Terra toda, para povoá-la e subjugá-la. Entretanto, esses construtores de Babel resolveram conservar unida sua comunidade, em um corpo, e fundar uma monarquia que finalmente abrangesse a Terra inteira. Assim, sua cidade se tornaria a metrópole de um império universal, sua glória imporia admiração e homenagem do mundo, e tornaria ilustres seus fundadores. A magnificente torre, atingindo os céus, tinha por objetivo permanecer como um monumento ao poder e à sabedoria de seus construtores, perpetuando sua fama às últimas gerações.

Os moradores da planície de Sinar não criam no concerto de Deus de que não mais traria um dilúvio sobre a Terra. Muitos deles negavam a existência divina e atribuíam o dilúvio à manifestação de causas naturais. Outros criam em um Ser supremo, e que fora Ele que destruíra o mundo antediluviano. E o coração deles, como o de Caim, ergueu-se em rebelião contra aquele Ser. Um objetivo que tinham na construção da torre era garantir sua segurança em caso de outro dilúvio. Elevando a estrutura a uma altura muito maior do que a atingida pelas águas do dilúvio, julgavam colocar-se fora de toda possibilidade de perigo. E, como pudessem subir à região das nuvens, esperavam se certificar da causa do dilúvio. Todo aquele empreendimento se destinava a exaltar ainda mais o orgulho dos que o projetaram e a desviar de Deus a mente das futuras gerações, levando-as à idolatria” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 90, 91 [118, 119]).

Perguntas para consideração

1. Que exemplo do passado, ou mesmo do presente, há de problemas que podem surgir daqueles que procuram tornar importante seu próprio nome?

2. Como evitar o perigo de tentar construir, mesmo que inconscientemente, nossa própria torre de Babel? De que maneira podemos fazer isso?

Sexta-feira 29 de abril de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Gênesis. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 508, abr. maio jun. 2022. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s