Lembrem-se dos seus líderes

Lições da Bíblia1

3. Leia Hebreus 13:7-17. Qual deve ser nosso relacionamento com os nossos líderes?

Hebreus 13:7-17 (ARA)2: “7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. 8 Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. 9 Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam. 10 Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo. 11 Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento. 12 Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. 13 Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério. 14 Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. 15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. 16 Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. 17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”

Hebreus 13:7-17 contém a exortação de respeitar e obedecer aos líderes da congregação. Começa com um convite para “lembrar-se” dos líderes do passado que falaram a palavra de Deus a eles e termina com um chamado para obedecer aos líderes no presente (Hb 13:17). Os líderes do passado provavelmente sejam aqueles que primeiro pregaram a palavra e fundaram a congregação. Lembrar-se deles não se refere simplesmente a um exercício mental, nem a alguma homenagem. Paulo explica que devem considerar o resultado de sua conduta e imitar sua fé.

Para Paulo, o maior ato de lembrança e louvor é a imitação. Dessa forma, acrescentou os líderes fundadores da congregação à lista de heróis fiéis que os crentes devem considerar cuidadosamente. Essa lista inclui os heróis da fé de Hebreus 11 e Jesus, o exemplo consumado de fé, em Hebreus 12. O autor ainda observa que Jesus é “o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hb 13:8). Ele está em forte contraste com os falsos mestres que mudam com o tempo e cujas doutrinas se tornam “diferentes e estranhas” (Hb 13:9).

O convite para se lembrar dos líderes é reafirmado em termos mais vigorosos no final da seção. Os crentes são exortados a obedecer aos líderes, pois eles cuidam das pessoas. Os líderes são descritos como pastores responsáveis pelo bem-estar espiritual da congregação, seu rebanho, que prestarão contas a Deus por isso (ver também 1Pe 5:1-4; 1Co 3:10-15). Certamente, também, a ideia deve se aplicar a todos os nossos líderes de igreja, bem como a todos os níveis de administração da igreja hoje.

O contexto sugere que esses líderes são subpastores que servem sob a liderança de Jesus, “o grande Pastor das ovelhas” (Hb 13:20). A combinação de cuidado e fidelidade dos líderes e a obediência ou confiança dos membros resultará em alegria. Isso pode significar que os líderes serão capazes de servir à congregação com “alegria” ou que prestarão contas da congregação a Deus com alegria e não com pesar.

O que você pode fazer para fortalecer ou melhorar o relacionamento líder-membro em sua congregação, bem como com líderes em todo o mundo?

Terça-feira, 22 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s