O novo e vivo caminho através do véu

Lições da Bíblia1

5. Leia Hebreus 10:19-22. Que convite há nessa passagem?

Hebreus 10:19-22 (ARA)2: “19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.”

O livro de Hebreus argumenta que Jesus entrou no santuário celestial e nos convida a seguir Sua liderança. Essa ideia concorda com a concepção antes apresentada de que Jesus é o “Precursor” dos crentes (Hb 2:10; 6:19, 20; 12:2). O “caminho novo e vivo” é a nova aliança que Jesus inaugurou com Seu sacrifício e ascensão. A expressão “novo e vivo” contrasta com a descrição da antiga aliança, como algo “antiquado e envelhecido” (Hb 8:13). É a nova aliança, aquela que providenciou o perdão dos pecados e colocou a lei em nosso coração, que possibilita nos aproximarmos de Deus com confiança, não por nosso mérito, mas apenas pelo que Jesus fez por nós, cumprindo todas as obrigações da aliança.

Hebreus indica que a inauguração da antiga aliança envolveu a inauguração do santuário e a consagração dos sacerdotes (Hb 9:18-21; compare com Êx 40; Lv 8; 9). Seu propósito era criar um relacionamento íntimo entre Deus e Seu povo (Êx 19:4-6). Quando Israel aceitou esse relacionamento, Deus imediatamente ordenou que um santuário fosse construído para que Ele pudesse viver entre eles. A inauguração do santuário e a presença de Deus entre Seu povo consumou a aliança.

Essa lógica serve para a nova aliança. Ela também implica a inauguração do ministério sacerdotal de Jesus em nosso favor (Hb 5:1-10; 7:1–8:13).

A ascensão de Jesus inaugurou uma nova era para o povo de Deus. Zacarias 3 menciona que Satanás estava na presença de Deus para acusar Seu povo, o qual era representado pelo sumo sacerdote Josué. Esse acusador é o mesmo que levantou questões sobre a lealdade de Jó (Jó 1; 2). Com o sacrifício de Jesus, Satanás foi expulso do Céu (Ap 12:7-12; compare com Jo 12:31; 16:11). Cristo é quem intercede por nós e, por meio do Seu sacrifício e Sua fidelidade, clama pela nossa salvação!

Que acusações Satanás poderia fazer contra você diante de Deus, se lhe fosse permitido? Embora ele seja um mentiroso, quanto ele teria que mentir sobre você para buscar sua condenação? Qual é a sua única esperança?

Quarta-feira, 02 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s