Provando a boa palavra

Lições da Bíblia1

1. Leia Hebreus 6:4, 5. O que Cristo concede aos crentes fiéis?

Hebreus 6:4, 5 (ARA)2: “4 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro,”

Ter sido “iluminado” significa ter experimentado a conversão (Hb 10:32). Refere-se àqueles que se converteram das “trevas” do poder de Satanás para a “luz” de Deus (At 26:17, 18). Implica libertação do pecado (Ef 5:11) e da ignorância (1Ts 5:4, 5). A forma verbal nessa passagem sugere que essa iluminação seja um ato divino realizado por meio de Jesus, “o resplendor da glória de Deus” (Hb 1:3).

“Provaram o dom celestial” e “se tornaram participantes do Espírito Santo” são expressões sinônimas. O “dom” de Deus pode se referir à Sua graça (Rm 5:15) ou ao Espírito Santo, por meio do qual Ele a concede (At 2:38). Aqueles que “se tornaram participantes” do Espírito Santo (Jo 7:37-39; 1Co 12:13) provaram “o dom celestial”, que inclui o poder de cumprir a vontade divina (Gl 5:22, 23).

Provar “a boa palavra de Deus” (Hb 6:5) é experimentar a verdade do evangelho (1Pe 2:2, 3). “Os poderes do mundo vindouro” se referem aos milagres que Deus fará para os crentes no futuro: ressurreição (Jo 5:28, 29), transformação do corpo e vida eterna. Porém, os crentes provam isso no presente por meio da ressurreição espiritual (Cl 2:12, 13), renovação da mente (Rm 12:2) e vida eterna em Cristo (Jo 5:24).

É provável que Paulo estivesse falando da geração do deserto, que experimentou a graça de Deus e Sua salvação. Essa geração foi “iluminada” pela coluna de fogo (Ne 9:12, 19; Sl 105:39), desfrutou do dom celestial do maná (Êx 16:15), experimentou o Espírito Santo (Ne 9:20), provou a “boa palavra de Deus” (Js 21:45) e “os poderes do mundo vindouro” nas “maravilhas e sinais” realizados em sua libertação do Egito (At 7:36). Paulo sugere, no entanto, que assim como a geração do deserto apostatou de Deus, apesar dessas evidências (Nm 14:1-35), os leitores de Hebreus estavam em perigo de fazer o mesmo.

Qual tem sido sua experiência em relação às coisas mencionadas nesses versos de Hebreus? Por exemplo, como você tem experimentado a iluminação sobre a qual o texto se refere?

Domingo, 06 de fevereiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s