A mensagem de Hebreus – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Apesar de todas as verdades boas e promissoras contidas no livro de Hebreus, há também uma série de advertências cujo clímax está nos capítulos 10–12.

Essas seções têm pelo menos dois elementos em comum. Primeiro, comparam a geração do deserto aos leitores de Hebreus. Segundo, nos exortam a ter fé.

A geração do deserto viu o poder divino por meio de sinais e maravilhas na libertação do Egito. Também ouviu Deus falar do Monte Sinai os Dez Mandamentos, viu a coluna de fogo à noite e a nuvem protetora durante o dia, comeu o maná, o pão do Céu. Também bebeu água que brotava das rochas onde quer que acampasse. Porém, quando chegou à fronteira da terra prometida, não confiou em Deus. Ela carecia de fé, que é a essência do que Deus requer. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).

Segundo Paulo, como a geração do deserto, estamos na fronteira da terra prometida (Hb 10:37-39). No entanto, nossos privilégios e responsabilidades são maiores. Não ouvimos Deus falar no Sinai, mas vimos nas Escrituras uma maior revelação divina no Monte Sião: Deus em carne (Hb 12:18-24). Teremos fé? O autor nos incentiva a seguir o exemplo de uma lista de personagens, que culmina com Jesus.

Perguntas para consideração

1. Jesus é o nosso Campeão, que vai antes de nós na batalha contra o diabo. Como podemos lutar unidos atrás do nosso Campeão? O que impede essa unidade? De que maneira Satanás enfraquece a igreja? Como ele enfraqueceu Israel no passado?

2. Somos uma comunidade de sacerdotes sob a direção divina. De que forma sua igreja local pode oferecer melhores sacrifícios de louvor e boas obras a Deus?

3. Nossa situação é semelhante à da geração do deserto pouco antes de tomar posse da terra prometida? Que lições podemos aprender com as semelhanças?

Sexta-feira, 07 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s