Jesus é nosso Sumo Sacerdote

Lições da Bíblia1

Hebreus 5–7 apresenta uma segunda função de Jesus. Ele é nosso Sumo Sacerdote. O autor explica que isso cumpre uma promessa que Deus havia feito ao prometido Rei davídico, de que Ele seria “Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Sl 110:4, conforme citado em Hb 5:5, 6).

5. Leia Levítico 1:1-9; 10:8-11; Malaquias 2:7; Números 6:22-26 e Hebreus 5:1-4. Quais eram as funções que o sacerdote cumpria?

Levítico 1:1-9 (ARA)2: “1 Chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse: 2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós trouxer oferta ao Senhor, trareis a vossa oferta de gado, de rebanho ou de gado miúdo. 3 Se a sua oferta for holocausto de gado, trará macho sem defeito; à porta da tenda da congregação o trará, para que o homem seja aceito perante o Senhor. 4 E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. 5 Depois, imolará o novilho perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue e o aspergirão ao redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.Então, ele esfolará o holocausto e o cortará em seus pedaços.E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar e porão em ordem lenha sobre o fogo.Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar.Porém as entranhas e as pernas, o sacerdote as lavará com água; e queimará tudo isso sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 10:8-11 (ARA)2: “8 Falou também o Senhor a Arão, dizendo: 9 Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, 10 para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo 11 e para ensinardes aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por intermédio de Moisés.

Malaquias 2:7 (ARA)2: “Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos.

Números 6:22-26 (ARA)2: “22 Disse o Senhor a Moisés: 23 Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: 24 O Senhor te abençoe e te guarde; 25 o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; 26 o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Hebreus 5:1-4 (ARA)2: “1 Porque todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens, é constituído nas coisas concernentes a Deus, a favor dos homens, para oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados, 2 e é capaz de condoer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também ele mesmo está rodeado de fraquezas. E, por esta razão, deve oferecer sacrifícios pelos pecados, tanto do povo como de si mesmo.Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.

Os sacerdotes eram designados para representar os seres humanos e mediar seu relacionamento com Deus e com o que Lhe pertence. Os sacerdotes eram mediadores. Isso acontecia em qualquer sistema de sacerdócio, judeu, grego, romano ou outro. Os sacerdotes tornavam possível nosso relacionamento com Deus, e o que eles faziam tinha por objetivo facilitar a relação entre o povo e o Senhor. Eles ofereciam sacrifícios em nome do povo, visto que o povo não podia trazer esses sacrifícios a Deus pessoalmente. Os sacerdotes sabiam como oferecer um sacrifício “aceitável” para que as ofertas fossem agradáveis a Deus ou para que proporcionassem purificação e perdão.

Os sacerdotes também ensinavam a lei de Deus ao povo. Eles eram especialistas nos mandamentos divinos e responsáveis por explicá-los e aplicá-los.

Por fim, também tinham a responsabilidade de abençoar em nome de Yahweh. Por meio deles, Deus mediou Sua boa vontade e propósito benéfico para o povo.

No entanto, em 1 Pedro 2:9, vemos que nós, crentes em Jesus, somos chamados de “sacerdócio real”. Essa função implica privilégios incríveis. Os sacerdotes podiam se aproximar de Deus no santuário. No presente, podemos nos aproximar de Deus por meio da oração com confiança (Hb 4:14-16; 10:19-23). Existem também responsabilidades importantes. Devemos colaborar com Deus em Sua obra de salvar o mundo. Ele quer que ensinemos e expliquemos Suas leis e preceitos aos outros e que ofereçamos sacrifícios de louvor e boas obras que O agradem. Que privilégio e que responsabilidade!

Somos o “sacerdócio real” de Deus. Isso deve fazer diferença em nossa vida?

Quarta-feira, 05 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s