Deuteronômio em Jeremias

Lições da Bíblia1

Tempos atrás, um jovem agnóstico buscava de modo apaixonado a verdade – qualquer que fosse essa verdade e aonde quer que ela o levasse. Por fim, ele creu em Deus Pai e em Jesus e aceitou a mensagem adventista do sétimo dia. Seu verso favorito da Bíblia era Jeremias 29:13: “Vocês Me buscarão e Me acharão quando Me buscarem de todo o coração”. Anos mais tarde, encontrou aquele verso novamente, mas em Deuteronômio. Ou seja, Jeremias citou Moisés.

4. Leia Deuteronômio 4:23-29. Qual é o contexto dessa promessa a Israel, e como essa promessa poderia se relacionar conosco hoje?

Deuteronômio 4:23-29 (ARA)2: “23 Guardai-vos não vos esqueçais da aliança do Senhor, vosso Deus, feita convosco, e vos façais alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa que o Senhor, vosso Deus, vos proibiu. 24 Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso. 25 Quando, pois, gerardes filhos e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa, e fizerdes mal aos olhos do Senhor, teu Deus, para o provocar à ira, 26 hoje, tomo por testemunhas contra vós outros o céu e a terra, que, com efeito, perecereis, imediatamente, da terra a qual, passado o Jordão, ides possuir; não prolongareis os vossos dias nela; antes, sereis de todo destruídos. 27 O Senhor vos espalhará entre os povos, e restareis poucos em número entre as gentes aonde o Senhor vos conduzirá. 28 Lá, servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não veem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram. 29 De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.”

Como já vimos, o livro de Deuteronômio foi redescoberto durante o reinado do rei Josias, e foi sob seu governo que Jeremias começou seu ministério. Não é de admirar, então, que a influência de Deuteronômio seja vista nos escritos de Jeremias.

Leia Jeremias 7:1-7. O que Jeremias disse ao povo que fizesse e como isso se relaciona com o que está no livro de Deuteronômio?

Jeremias 7:1-7 (ARA)2: “1 Palavra que da parte do Senhor foi dita a Jeremias: 2 Põe-te à porta da Casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, vós, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor. 3 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar. 4 Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. 5 Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com o seu próximo;se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.

Repetidamente em Deuteronômio, Moisés enfatizou como a existência na terra de Canaã era condicional e que, se desobedecessem, não permaneceriam nesse lugar. Observe o aviso específico em Jeremias 7:4, indicando que, sim, aquele era o templo de Deus e, sim, eles eram o povo escolhido, mas nada disso importava se não fossem obedientes.

Essa obediência incluía como tratavam estrangeiros, órfãos, viúvas – o que remonta diretamente a Deuteronômio e a algumas das estipulações da aliança que lhes cabiam seguir: “Não pervertam o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomem em penhor a roupa da viúva” (Dt 24:17; veja também Dt 24:21; 10:18, 19; 27:19).

Leia Jeremias 4:4 [Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.] e compare com Deuteronômio 30:6 [“O Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.”]. Qual é a mensagem ali para o povo, e como o princípio se aplica igualmente ao povo de Deus hoje?

Terça-feira, 07 de dezembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s