Deuteronômio em escritos posteriores

Lições da Bíblia1

“O Senhor Se afeiçoou tão somente aos pais de vocês para os amar; e a vocês, descendentes deles, Ele escolheu do meio de todos os povos, como hoje se vê” (Dt 10:15).

Uma das coisas fascinantes sobre a Bíblia, em especial o AT, é a frequência com que se refere ou alude a si mesma; isto é, escritores posteriores do AT referem-se aos anteriores. Os que escrevem depois usam os escritos dos que escreveram antes para apresentar seu ponto de vista.

O Salmo 81, por exemplo, volta ao livro de Êxodo e quase cita literalmente a introdução aos Dez Mandamentos: “Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os tirei da terra do Egito” (Sl 81:10).

Em todo o AT, Gênesis é mencionado (especialmente o relato da criação), como no exemplo: “Olhei para a Terra, e eis que ela estava sem forma e vazia; olhei para os céus e eles não tinham luz” (Jr 4:23; veja também Gn 1:2).

Muitas vezes escritores posteriores do AT, como os profetas, se referiram ao livro de Deuteronômio, o qual desempenhou papel central na vivência da aliança no começo da história de Israel. Nesta semana, o foco do estudo será a maneira pela qual o livro foi usado por escritores posteriores. Que partes de Deuteronômio eles usaram e que pontos defendiam que são relevantes no presente?

Sábado, 04 de dezembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 

2 comentários sobre “Deuteronômio em escritos posteriores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s