A lei no Céu

Lições da Bíblia1

Deus é amor, e o amor é o princípio abrangente de Seu caráter e o fundamento de Seu governo. Ele deseja que O amemos. Por isso, nos criou com liberdade moral, o que é inerente ao amor.

Algo central no conceito de liberdade moral é a lei moral. Embora partículas subatômicas, ondas do oceano e cangurus sigam a lei natural em certo nível, não cumprem, nem precisam cumprir a lei moral. Somente os seres morais precisam da lei moral, e é por isso que mesmo no Céu Deus tem uma lei moral para os anjos.

1. Leia Ezequiel 28:15, 16, sobre a queda de Lúcifer no Céu. Encontrou-se nele “iniquidade”, e ele também “pecou”. O uso dessas palavras, no contexto do Céu, confirma a existência da lei moral ali?

1 Ezequiel 28:15, 16 (ARA)2: “5 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.”

Tanto “iniquidade” quanto “pecado” são palavras usadas entre nós, humanos. Mas as Escrituras usam os mesmos termos para o que aconteceu no Céu, em outro nível da criação. Isso nos diz algo sobre o que existe ali, bem como na Terra.

2. “Que diremos, então? Que a lei é pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, a não ser por meio da lei. Porque eu não teria conhecido a cobiça, se a lei não tivesse dito: ‘Não cobice’” (Rm 7:7). Como pode a mesma ideia, pelo menos em princípio, existir no Céu, onde há seres morais livres, os anjos?

Romanos 7:7 (ARA)2: “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.

Como explica Ellen G. White: “A vontade de Deus se expressa nos preceitos de Sua santa lei, e os princípios dessa lei são os mesmos princípios do Céu. Os anjos celestiais não atingem mais alto conhecimento do que saber a vontade de Deus; e fazer Sua vontade é o mais elevado serviço em que se possam ocupar suas faculdades” (O Maior Discurso de Cristo, p. 109).

Céu, Terra, não importa: se Deus tem seres morais, haverá uma lei moral para governá-los, e a violação dessa lei, onde quer que seja, é pecado.

Lei moral e seres morais são inseparáveis? Sem a lei, o que definiria o que é moral?

Domingo, 07 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s