Que nação há tão grande?

Lições da Bíblia1

O que se segue nos próximos versos após Deuteronômio 4:4 é uma das passagens mais profundas e belas de todas as Escrituras (o hebraico é magnífico!). Seria possível argumentar que, em essência, a mensagem de Deuteronômio encontra-se nesse ponto, e todo o restante são comentários. Ao ler esses textos, pense em como o princípio contido nessas palavras aplica-se a nós também no presente.

6. Leia Deuteronômio 4:5-9. Por que o Senhor, por intermédio de Moisés, disse o que fez a Israel?

Deuteronômio 4:5-9 (ARA)2: “5 Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. 6 Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente. 7 Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?E que grande nação há que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que eu hoje vos proponho? 9 Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.”

O Senhor desejava que o povo percebesse que tinha sido chamado, escolhido por um motivo especial. Eles se tornaram uma “grande” nação, assim como Deus havia prometido inicialmente a Abrão (Gn 12:2 [“de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!”]; veja também Gn 18:18 [“visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?]).

Porém, o propósito de torná-los grandes era que pudessem ser uma “bênção” (Gn 12:2) para “todas as famílias da terra” (Gn 12:3). Embora a bênção final fosse a vinda de Jesus, o Messias, por meio de sua linhagem, até lá eles deveriam ser a luz do mundo. “Farei também com que você seja uma luz para os gentios, para que você seja a minha salvação até os confins da Terra” (Is 49:6). Não que a salvação se encontrasse neles, mas, por meio deles, o verdadeiro Deus, o único que pode salvar, seria revelado.

Israel adorava e servia ao Deus que criou o cosmos, o Senhor do Céu e da Terra; ao passo que os pagãos adoravam rochas, pedras, madeira e demônios (Dt 32:17; Sl 106:37). Que diferença marcante!

Nesses versos, Moisés apontou dois motivos pelos quais Israel era especial. Primeiro, o Senhor estava perto deles, de maneira única, por meio do santuário; segundo, por causa dos “estatutos e juízos tão justos como toda esta lei” (Dt 4:8).

7. Leia Deuteronômio 4:32-35. O que mais o Senhor disse que deveria tê-los feito perceber o chamado especial que haviam recebido?

Deuteronômio 4:32-35 (ARA)2: “32 Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do céu até à outra, se sucedeu jamais coisa tamanha como esta ou se se ouviu coisa como esta; 33 ou se algum povo ouviu falar a voz de algum deus do meio do fogo, como tu a ouviste, ficando vivo; 34 ou se um deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo, com provas, e com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão poderosa, e com braço estendido, e com grandes espantos, segundo tudo quanto o Senhor, vosso Deus, vos fez no Egito, aos vossos olhos. 35 A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão ele.”

Sem dúvida, Israel havia recebido muito. E como reagiu?

Quarta-feira, 03 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s