Outras imagens

Lições da Bíblia1

Pesquisas bíblicas há muito tempo reconheceram as semelhanças entre a aliança de Israel com Deus e outras alianças entre reinos. Esse paralelo não deve surpreender. O Senhor trabalhava com Seu povo em um contexto que ele pudesse entender.

Ao mesmo tempo, a ideia de uma aliança, um acordo legal entre duas partes, com regras, estipulações e regulamentos, pode parecer muito fria e formal. Embora esse elemento deva realmente existir (Deus é o Legislador), não é amplo o suficiente para abranger a profundidade e a amplitude do tipo de relacionamento que Deus desejava ter com Seu povo. Consequentemente, outras imagens são usadas em Deuteronômio para ajudar a retratar a mesma ideia da aliança entre Deus e Israel, apenas para dar-lhe dimensões adicionais.

7. Leia Deuteronômio 8:5; 14:1; 32:6, 18-20. Que tipo de imagem é usada, e como isso pode ajudar a revelar o relacionamento que Deus deseja ter com Seu povo?

Deuteronômio 8:5 (ARA)2: “Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus.”

Deuteronômio 14:1 (ARA)2: “Filhos sois do Senhor, vosso Deus; não vos dareis golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto.”

Deuteronômio 32:6, 18-20 (ARA)2: “6 É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? […] 18 Olvidaste a Rocha que te gerou; e te esqueceste do Deus que te deu o ser. 19 Viu isto o Senhor e os desprezou, por causa da provocação de seus filhos e suas filhas; 20 e disse: Esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são raça de perversidade, filhos em quem não há lealdade.”

8. Leia Deuteronômio 4:20 e 32:9. Que outra imagem é usada e como também ajuda a revelar o tipo de relacionamento que Deus deseja ter com Seu povo?

Deuteronômio 4:20 (ARA)2: “Mas o Senhor vos tomou e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais povo de herança, como hoje se vê.”

Deuteronômio 32:9 (ARA)2: “Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.”

Em cada caso, existe a ideia de família, que deveria ser o vínculo mais próximo, estreito e amoroso. Deus sempre quis ter esse tipo de relacionamento com Seu povo. Embora esse povo tenha rejeitado Jesus, depois de ressuscitar Ele disse às mulheres: “Não tenham medo! Vão dizer aos Meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá eles Me verão” (Mt 28:10). Mesmo como o Cristo ressurreto, Ele Se referiu aos discípulos como Seus irmãos, dando assim exemplo de amor e graça que fluem para aqueles que não merecem. É essencialmente assim que o relacionamento entre Deus e a humanidade sempre foi: graça e amor aos indignos.

Como aprofundar nosso vínculo com Deus, de modo a amar o Senhor e compreender o dever de obedecer à lei? Essas duas ideias são contraditórias ou se complementam?

Quinta-feira, 14 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s