A lição da história de Moisés

Lições da Bíblia1

“Todos eles comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual. Porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1Co 10:3, 4).

“São estas as palavras que Moisés falou” (Dt 1:1). Assim começa o livro de Deuteronômio. Embora a presença de Moisés domine o livro, desde essas palavras até sua morte na terra de Moabe (Dt 34:5), Deuteronômio (como toda a Bíblia) é sobre o Senhor Jesus. Ele é Aquele que nos criou (Gn 1; 2; Jo 1:1-3), nos sustenta (Cl 1:15-17, Hb 1:3) e nos redime (Is 41:14, Tt 2:14). Em um sentido mais amplo, esse livro revela como o Senhor continuou a criar, sustentar e redimir Seu povo nesse momento crucial da história da salvação.

Quando os filhos de Israel estavam prestes a entrar em Canaã, Moisés lhes deu uma lição de história, tema que se repete em toda a Bíblia: lembre- se do que o Senhor fez por você no passado.

Deveríamos atentar para esse conselho, considerando que estamos nas fronteiras de uma terra prometida melhor: “Ao recapitular nossa história, revendo cada passo de nosso progresso até o momento atual […] encho-me de admiração por Cristo e de confiança Nele como Líder. Nada temos a temer em relação ao futuro, a menos que nos esqueçamos da maneira pela qual o Senhor tem nos conduzido e de Seus ensinos em nosso passado” (Ellen G. White, Eventos Finais, p. 72).

Sábado, 02 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 

2 comentários sobre “A lição da história de Moisés

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s