Ordens para marchar

Lições da Bíblia1

O grande quadro profético da História não nos permite ficar sentados e não fazer nada enquanto os eventos se desenrolam, fatos que não controlamos. Nossa atitude pode ser: “Bem, os eventos finais acontecerão conforme o previsto, então o que podemos fazer a esse respeito, senão simplesmente aceitá-los e seguir com nossa vida? Afinal, o que posso fazer sozinho?” Mas não é assim que os cristãos devem se relacionar com o mundo e, especialmente, com os eventos finais. Apocalipse 14 revela que nosso propósito neste momento da história é falar aos outros sobre o juízo de Deus e ajudá-los a se prepararem para a volta de Jesus.

4. O que é ensinado em Apocalipse 14:6-12 e o que devemos proclamar ao mundo? Por que essa mensagem é tão urgente?

Apocalipse 14:6-12 (ARA): 6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, 7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 8 Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição. 9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, 10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

A “verdade presente” (2Pe 1:12) encontra-se nesses versos (Ap 14:6-12), “as três mensagens angélicas”, onde encontramos a essência de nosso chamado neste tempo.

O texto começa com o “evangelho eterno”, a notícia da morte e ressurreição de Cristo, sobre a qual está a esperança de salvação. Há também a mensagem de que “é chegada a hora em que Ele vai julgar” (Ap 14:7), um marco que aponta para o fim dos tempos. Em seguida, há o chamado para adorar Aquele “que fez o céu, a Terra, o mar e as fontes das águas”, em contraste com a terrível advertência sobre os que, permanecendo em Babilônia, adoram “a besta e a sua imagem”. Finalmente, é descrito o povo de Deus do tempo do fim: “aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

5. O que aprendemos sobre a falta de descanso dos adoradores da besta? Ap 14:11

Ap 14:11 (ARA)2: “A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.

Não haverá descanso, nem de dia nem de noite, para os que adoram a besta e a sua imagem. Embora existam várias ideias sobre o que isso significa, todos concordam que essas pessoas não experimentarão o tipo de descanso oferecido por Deus aos fiéis.

Por que a primeira mensagem trata do “evangelho eterno”? É importante manter essa verdade diante de nós, ao pregarmos essas mensagens? Qual é a relação do evangelho com o descanso?

Terça-feira, 21 de setembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s