A contagem regressiva

Lições da Bíblia1

No Monte das Oliveiras, Jesus descreveu a História em linhas gerais ao responder às perguntas dos discípulos: “Diga-nos quando essas coisas vão acontecer e que sinal haverá da Sua vinda e do fim dos tempos” (Mt 24:3). O famoso sermão de Jesus, registrado em Mateus 24, abrange a linha do tempo ininterrupta e histórica desde Seus dias até Sua segunda vinda e além.

Jesus queria dar ao Seu povo através dos séculos um esboço do cronograma profético do tempo do fim, de modo que as pessoas se preparassem para o evento final. Ele desejava que descansássemos em Seu amor, mesmo quando tudo estivesse desmoronando.

Os adventistas conhecem bem a descrição de um “tempo de angústia, como nunca houve, desde que existem nações” (Dn 12:1). Jesus quer que estejamos preparados para esse evento, que antecederá Sua segunda vinda.

2. Como será a vinda de Cristo? Como podemos nos prevenir de ser enganados? Mt 24:4-8, 23-31

Mt 24:4-8, 23-31 (ARA)2: 4 E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. 5 Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. 6 E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; 8 porém tudo isto é o princípio das dores. […] 23 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; 24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. 25 Vede que vo-lo tenho predito. 26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis. 27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. 28 Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.  29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. 31 E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

A vinda de Jesus será um evento literal. Considerando o espaço dado na profecia para Seu retorno, e até mesmo nos sermões de Jesus, esse evento é muito importante!

A última vez em que houve um evento mundial culminante, apenas oito pessoas em todo o mundo estavam preparadas para ele. Jesus comparou a imprevisibilidade da segunda vinda àquele evento – o Dilúvio (Mt 24:37-39). Mas, embora ninguém saiba o dia nem a hora da segunda vinda de Cristo (Mt 24:36), Deus nos deu uma contagem regressiva profética, a qual podemos observar acontecendo no mundo ao nosso redor.

3. Qual é a nossa função nesse drama profético? Mt 24:9-14

Mt 24:9-14 (ARA)2: “9 Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. 10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; 11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. 12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. 13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. 14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

No conflito cósmico, somos mais do que expectadores. Devemos participar da pregação do evangelho até os confins do mundo, o que significa que enfrentaremos perseguição.

O que significa “perseverar até o fim”? Como fazer isso? Quais escolhas precisamos fazer todos os dias para não cair, como muitos fizeram e como muitos farão?

Segunda-feira, 20 de setembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s