Meu fardo é leve

Lições da Bíblia1

Jesus utilizou a ilustração do fardo: “O Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve” (Mt 11:30).

7. Moisés ficou feliz ao ver seu sogro Jetro depois que Israel tinha deixado o Egito e cruzado o mar. Como foi levar o fardo de outra pessoa nessa história? Êx 18:13-22

Êx 18:13-22 (ARA)2: “13 No dia seguinte, assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até ao pôr do sol. 14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr do sol? 15 Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus; 16 quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. 17 O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. 18 Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer. 19 Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja contigo; representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus, 20 ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer. 21 Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; 22 para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo.

Êxodo 18:13 revela que as pessoas iam a Moisés em busca de julgamento desde a manhã até a noite. Quando o sogro de Moisés viu a situação, ele implorou ao seu genro que estabelecesse uma estrutura que lhe permitisse se concentrar nas coisas importantes enquanto confiava a outros o cuidado das coisas mais simples. As Escrituras declaram que Moisés deu ouvidos a Jetro e implementou essas mudanças vivificantes.

Quando Jesus disse que Seu fardo era leve, Ele queria nos lembrar de que podemos confiar Nele, o Portador de fardos. Como Moisés, devemos aprender que precisamos dos outros para compartilhar nossos fardos. Em 1 Coríntios 12:12-26, a imagem do corpo de Cristo oferece uma ilustração de como os fardos podem ser compartilhados. Precisamos de um corpo que funcione para poder carregar qualquer peso: pernas, braços, ombros, músculos e tendões.

8. Levar os fardos uns dos outros nos ajuda a cumprir a lei de Cristo? Gl 6:2

Gl 6:2 (ARA)2: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.

Conhecer o contexto imediato dessa passagem pode nos ajudar. Em Gálatas 6:1, Paulo afirmou que, se um irmão ou irmã cair em tentação, devemos restaurar essa pessoa em espírito de brandura e mansidão (lembre-se de que Jesus afirmou que Ele é manso [Mt 11:29]). Levar o fardo significa restaurar alguém que “saiu dos trilhos” para ajudar essa pessoa a ver a graça divina. Mas também significa ajudar uns aos outros quando temos dificuldades. O termo grego para “fardo” pode se referir a um peso grande ou pedra pesada. É um lembrete de que todos levamos fardos e precisamos dos que podem nos ajudar a carregá-los. Compartilhar os fardos é uma atividade divinamente ordenada que requer mansidão e produz compaixão.

Pense em alguém que o ajudou a levar um fardo com o qual você estava lutando. Por que isso foi tão significativo? Hoje você pode ajudar a levar o fardo de alguém?

Quinta-feira, 29 de julho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s