Despertando a consciência

Lições da Bíblia1

Num momento sombrio da vida de Davi, havia boas-novas: Deus enviou o profeta Natã, que tinha aconselhado Davi em seus planos de construir um templo (2Sm 7). Então, o profeta foi enviado ao rei com uma tarefa diferente.

3. Por que Natã preferiu contar uma história, em vez de envergonhar Davi imediatamente? 2Sm 12:1-14

2Sm 12:1-14 (ARA)2: “1 O Senhor enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.Tinha o rico ovelhas e gado em grande número;mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha.Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto.E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; 8 dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. 9 Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. 10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 11 Assim diz o Senhor: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. 12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol. 13 Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás. 14 Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do Senhor, também o filho que te nasceu morrerá.”

Natã soube o que dizer, e o fez de uma forma que Davi entendesse. Ele contou uma história com a qual Davi, o antigo pastor, se identificou. Ele conhecia o senso de justiça e integridade de Davi. Em certo sentido, Natã “armou uma armadilha”, e Davi caiu nela.

Quando Davi inadvertidamente pronunciou sua própria sentença de morte, Natã lhe disse: “Esse homem é você” (2Sm 12:7). Há modos diferentes de dizer “esse homem é você”. Podemos gritar, acusar e colocar o dedo no rosto da pessoa, ou podemos expressar preocupação. Natã misturou suas palavras com graça. Davi sentiu a dor que Deus sente quando Seus filhos abandonam Sua vontade. Algo fez Davi cair em si. Algo quebrantou seu coração.

4. Por que Davi respondeu: “Pequei contra o Senhor”, em vez de dizer: “pequei contra Bate-Seba” ou “sou homicida”? 2Sm 12:13; Sl 51:4

2Sm 12:13 (ARA)2: “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás.”

Sl 51:4 (ARA)2: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.”

Davi reconheceu que o pecado, que inquieta o coração, afronta principalmente a Deus. Ao nos ferirmos, afetamos outras pessoas. Trazemos desgraça para a família e a igreja. Mas ferimos também a Deus e colocamos outro prego na cruz que, no Gólgota, apontou para o Céu.

“A repreensão de Natã tocou o coração de Davi, despertou sua consciência, e a terrível gravidade de seu crime veio à tona. Seu ser se curvou arrependido diante de Deus. Com lábios trêmulos, disse: “Pequei contra o Senhor!” (v. 13). Todo mal que é feito a alguém se reflete em Deus. Davi tinha cometido um grave pecado contra Urias e Bate-Seba e sentiu isso profundamente. No entanto, seu pecado contra Deus era infinitamente maior” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 722).

Segunda-feira, 19 de julho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s