Origens

Lições da Bíblia1

Muitas vezes ouvimos a expressão o “antigo sábado judaico”. No entanto, as Escrituras deixam claro que o sábado existia muito antes do povo judeu. Sua origem está na semana da criação.

1. Leia Gênesis 2:2, 3 e Êxodo 20:11. Quando claramente o sábado foi estabelecido?

Gênesis 2:2, 3 (ARA)2: “2 E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. 3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”

Êxodo 20:11 (ARA)2: “porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.”

A. ( ) No Sinai, quando Deus deu os Dez Mandamentos aos judeus.
B. ( ) Na semana da criação.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

Embora Gênesis 2:2, 3 não identifique o “sétimo dia” como o sábado (essa identificação aparece pela primeira vez em Êxodo 16:26, 29), ele é claramente indicado no verso: “E, havendo Deus terminado no sétimo dia a Sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito” (Gn 2:2). A palavra “descansou” (no hebraico, shabat) está relacionada ao substantivo “sábado” (shabbat). “A palavra ‘sábado’ não é empregada [em Gênesis 2:2, 3], mas é certo que o autor pretendia afirmar que Deus abençoou e santificou o sétimo dia como sábado” (G. F. Waterman, The Zondervan Pictorial Encyclopedia of the Bible. Grand Rapids, MI: Zondervan, 1975, v. 5, p. 183). Evidentemente, Gênesis 2:2, 3 ensina a origem e instituição divina do sábado como dia de bênção para toda a humanidade.

Leia Marcos 2:27. Jesus declarou que o sábado foi feito por causa do “homem”, o que sugere toda a humanidade, em oposição a apenas os judeus.

2. Por que o próprio Deus descansou no sétimo dia? Ele precisava disso? A que outro propósito Seu descanso poderia ter servido?

Dar o exemplo para a humanidade e estar com os seres humanos.

Embora alguns comentaristas tenham sugerido que Deus precisasse de descanso físico após a criação, o propósito de Seu descanso foi dar um exemplo. O ser humano também deve trabalhar seis dias e descansar no sábado, o sétimo dia. O teólogo Karl Barth sugeriu que o descanso de Deus no final da criação fizesse parte da “aliança de graça”, na qual a humanidade foi convidada “a descansar com Ele […] para participar do descanso [de Deus]” (Church Dogmatics, v. 3, parte 1. Edimburgo, Escócia: T&T Clark Ltd., 1958, p. 98).

Após a criação, o ser humano foi chamado ao descanso na comunhão com o Criador. O sábado é o ponto alto semanal na vida com Cristo.

Como a guarda do sábado tem beneficiado seu relacionamento com o Senhor?

Domingo, 20 de maio de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s