Comunidade de fé (Is 66:21)

Lições da Bíblia1

Os israelitas eram um “reino de sacerdotes e uma nação santa” (Êx 19:6), possuindo sacerdotes especiais designados para representá-los como líderes de adoração. Mas, no futuro, alguns gentios seriam líderes de adoração (Is 66:21).

8. Como essa mudança afetaria a renovada comunidade de fé? (veja Mt 28:19; At 26:20; Gl 3:28; Cl 3:11; 1Tm 3:16). Assinale a alternativa correta:

Mt 28:19 (ARA)2: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

At 26:20 (ARA)2: “mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judeia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.”

Gl 3:28 (ARA)2: “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”

Cl 3:11 (ARA)2: “no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos

1Tm 3:16 (ARA)2: “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.

A. ( ) Não haveria mais distinção entre judeus e gentios.
B. ( ) Os gentios teriam as bênçãos da aliança, mas não como os judeus.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

Na “nova ordem mundial” de Deus, os gentios não apenas se uniriam ao Seu povo, mas também seriam parceiros em igualdade com judeus em uma comunidade de fé que seria um “sacerdócio real”. Portanto, a distinção entre judeus e gentios se tornaria funcionalmente irrelevante.

9. Quando essa profecia de Isaías foi cumprida? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) No ministério terrestre de Cristo.
B. ( ) Na morte de Estêvão.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

Paulo, o missionário para os gentios, proclamou: “Não pode haver judeu nem grego […]; porque todos vocês são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são também descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3:28, 29).

Tornar-se herdeiro da promessa e, portanto, um exaltado “sacerdócio real” não era um mandato para o elitismo presunçoso, mas uma ordem para se juntar aos judeus na proclamação das “virtudes Daquele que” os tinha chamado “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9; compare com Is 66:19).

A ascensão dos gentios não dava aos judeus o direito de reclamar que Deus era injusto ao lhes dar recompensa igual. Tampouco autorizava os gentios a tratar os irmãos e irmãs judeus com desrespeito, assim como os trabalhadores contratados no início do dia não deveriam desprezar os contratados mais tarde (Mt 20:1-16). Primeiramente “aos judeus foram confiados os oráculos de Deus” (Rm 3:2) como canal divino de revelação. Paulo escreveu aos gentios: “Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado no meio deles e se tornou participante da raiz e da seiva da oliveira, não se glorie contra os ramos” (Rm 11:17, 18).

Quarta-feira, 25 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s