Missionários e líderes de adoração (Is 66:19-21)

Lições da Bíblia1

6. O que significa a profecia dos sobreviventes trazendo pessoas das nações como oferta ao Senhor? Is 66:19, 20

Isaías 66:19, 20 (ARA)2: “19 Porei entre elas um sinal e alguns dos que foram salvos enviarei às nações, a Társis, Pul e Lude, que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até às terras do mar mais remotas, que jamais ouviram falar de mim, nem viram a minha glória; eles anunciarão entre as nações a minha glória. 20 Trarão todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao Senhor, sobre cavalos, em liteiras e sobre mulas e dromedários, ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor, como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas de manjares, em vasos puros à Casa do Senhor.”

Deus enviaria sobreviventes da destruição aos confins da Terra, a povos que não O conheciam, e eles anunciariam entre as nações a Sua glória (Is 66:19). Essa é uma das afirmações mais claras do Antigo Testamento sobre a expansão missionária. Em outras palavras, não apenas os povos seriam atraídos à nação hebraica, mas algumas pessoas do povo hebreu iriam a outras nações e lhes ensinariam sobre o verdadeiro Deus – um paradigma explícito no Novo Testamento. Embora tenha havido uma expansão missionária dos judeus entre os dias do retorno do exílio e os dias de Cristo (Mt 23:15), os primeiros cristãos espalharam o evangelho rapidamente e em grande escala (Cl 1:23).

Assim como os israelitas traziam ofertas de cereais ao Senhor em Seu templo, os missionários também trariam uma oferta a Ele. Mas a oferta deles seria todos os seus irmãos, dentre todas as nações (Is 66:20). Assim como as ofertas de cereais eram dádivas a Deus que não eram mortas, os convertidos conduzidos ao Senhor seriam apresentados a Ele como “sacrifício vivo” (compare com Rm 12:1). Em referência à ideia de que as pessoas poderiam ser apresentadas como uma espécie de oferta a Deus, observe a dedicação muito anterior dos levitas “como oferta movida diante do Senhor, da parte dos filhos de Israel”; e seriam “para o serviço do Senhor” (Nm 8:11).

7. Qual é o significado da promessa de que Deus tomaria “alguns para sacerdotes e para levitas” (Is 66:21)?

Isaías 66:21 (ARA)2: “Também deles tomarei a alguns para sacerdotes e para levitas, diz o Senhor.”

A expressão “alguns deles” no verso 21 (NVI) refere-se a todos os seus irmãos, dentre todas as nações, do verso anterior. Esses são gentios, alguns dos quais Deus escolheria como líderes de adoração, juntamente com os sacerdotes e levitas. Essa é uma mudança revolucionária. Deus anteriormente havia autorizado somente descendentes de Arão a servir como sacerdotes e somente outros membros da tribo de Levi para ajudá-los. Os gentios não podiam literalmente se tornar descendentes de Arão ou Levi, mas Deus autorizaria alguns a servir nessas funções, que antes eram proibidas até para a maioria dos judeus.

Leia 1 Pedro 2:9, 10 [“9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.”]. Para quem Pedro escreveu? O que ele disse? Qual é a mensagem dele para nós, membros da “nação santa”? Estamos nos saindo melhor do que Israel (Êx 19:6)?

Terça-feira, 23 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s