O dia da vingança do nosso Deus (Is 61:2)

Lições da Bíblia1

10. Em meio a todas as boas-novas, por que o Messias, conforme retratado em Isaías 61, proclama a vingança de Deus? Quando essa profecia será cumprida?

Isaías 61:2 (ARA)2: “a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram”

Quando estava em Nazaré, Jesus, o Messias, leu Isaías 61 até o trecho que diz “apregoar o ano aceitável do Senhor” (Is 61:2; Lc 4:19). Então, Ele parou e disse: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabam de ouvir” (Lc 4:21). Portanto, de modo deliberado e específico, Ele evitou ler as seguintes palavras do verso: “o dia da vingança do nosso Deus” (Is 61:2). Embora Seu ministério de boas-novas, libertação e consolação estivesse começando a libertar cativos da tirania de Satanás, o dia da vingança ainda não havia chegado. Em Mateus 24 (Mc 13; Lc 21), Ele profetizou que os juízos divinos viriam no futuro.

Em Isaías 61, o dia da vingança é o “grande e terrível Dia do Senhor” (leia Jl 2:31; Ml 4:5), a ser cumprido no regresso de Cristo para libertar a Terra da injustiça ao derrotar Seus inimigos e libertar o oprimido remanescente de Seu povo (Ap 19; Dn 2:44, 45). Portanto, embora Cristo tivesse anunciado o início do “ano aceitável do Senhor”, a culminação desse ano está em Sua segunda vinda.

11. Como conciliar a noção de um Deus amoroso com um Deus que promete vingança? Essas ideias são incompatíveis? A vingança pode ser uma manifestação desse amor?

A vingança de Deus é obra de justiça e amor.

Embora Jesus nos tenha mandado oferecer a outra face (Mt 5:39), em outra parte das Escrituras Ele deixou claro que a justiça e o castigo serão aplicados (Mt 8:12). Embora Paulo tenha nos ordenado a não retribuir o “mal por mal” (1Ts 5:15), ele também disse que quando o Senhor Se manifestar no Céu, em chama de fogo, Ele tomará “vingança contra os que não conhecem a Deus e […] não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (2Ts 1:8).

Certamente, a diferença é que somente o Senhor, em Sua infinita sabedoria e misericórdia, pode trazer justiça e vingança de maneira completamente justa. A justiça e a vingança humanas vêm com todas as falhas, fragilidades e incoerências da humanidade. É evidente que a justiça de Deus não terá nenhuma dessas limitações.

Você teria o desejo de vingança contra uma pessoa que praticasse o mal contra algum desconhecido? E se uma pessoa prejudicasse alguém que você ama? Isso nos ajuda a entender melhor a ligação entre o amor de Deus por nós e as advertências de vingança?

Quinta-feira, 18 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s